Diário Digital Castelo Branco - Covid-19: UBI cria regras de funcionamento em contexto de pandemia Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covid-19: UBI cria regras de funcionamento em contexto de pandemia

A Universidade da Beira Interior (UBI) definiu o modelo de lecionação, ajustou o calendário escolar e o período letivo no 1.º Semestre. A academia pretende promover a frequência da UBI com a máxima segurança.

  • Educação
  • Publicado: 2020-09-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A UBI tem definidas as medidas excecionais que irá adotar no próximo ano letivo, tendo em conta a situação de pandemia da Covid-19. Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, as orientações têm como objetivo promover as melhores condições de segurança de toda a comunidade académica no regresso às atividades letivas e estabelecer o modelo de funcionamento das aulas e avaliações ao longo do semestre, para minimizar prejuízos no processo de aprendizagem.

As diretrizes incluem a forma de utilização dos espaços comuns (aulas, laboratórios, cantinas e restantes zonas dos edifícios da UBI), regime de funcionamento das aulas, alterações ao calendário escolar e dos períodos de exames.

As aulas do 1.º ano de Licenciatura e Mestrado Integrado começam no dia 6 de outubro e terminam no dia 29 de janeiro. As aulas dos 2.º anos e seguintes dos mesmos níveis de ensino e ainda dos Mestrados começam no dia 21 de setembro e terminam dia 15 de janeiro, com exceção dos mestrados integrados em Medicina e Ciências Farmacêuticas, que têm um calendário próprio. Os estudantes do 1.º ano terão apenas uma época de exames (a coincidir com a época de recurso dos restantes estudantes) e ficarão automaticamente inscritos em época especial.

As regras de “Funcionamento do 1º Semestre do Ano Letivo 2020/21” definem três sistemas para as aulas teóricas e teórico-práticas: regime presencial (quando a dimensão da turma seja inferior à capacidade definida para a sala); regime presencial híbrido (que prevê a divisão da turma em dois turnos, em que um acompanha a aula na sala e o outro através de transmissão síncrona online); e presencial por grupos (implica a divisão da turma em grupos de estudantes, de acordo com a capacidade das salas escolhidas. Sempre que possível, a aula decorre simultaneamente em diferentes salas de aula, preferencialmente contíguas).

Os estudantes estrangeiros que aguardam emissão de visto, os estudantes com atestado médico que comprove a sua impossibilidade de assistir às aulas presenciais e os estudantes em quarentena por identificação de um caso positivo na turma ficarão durante esse período na modalidade de lecionação à distância.

Nas práticas laboratoriais, os alunos serão divididos em turnos, de acordo com as capacidades dos laboratórios.

Para aumentar a oferta de espaços de ensino foram criadas novas salas de grande capacidade e disponibilizados alguns anfiteatros para marcação de aulas. Ainda no âmbito da utilização de salas, a UBI tem definidas a lotação, modos de ocupação das mesas, bem como as regras de higienização.

As aulas são distribuídas de segunda a sexta, em horário alargado, e excecionalmente poderão decorrer ao sábado. A duração das aulas deve ser reduzida em cerca de 15 minutos para arejamento e renovação do ar. Sempre que possível, as sessões devem decorrer com as janelas abertas.

No interior dos edifícios da UBI será obrigatório o uso de máscaras e deve ser efetuada a desinfeção das mãos à entrada dos edifícios. Dentro e fora dos edifícios deve ser sempre respeitada a distância social de dois metros, evitando-se ajuntamentos que ultrapassem o número máximo de pessoas permitido por Lei.

Não deve haver circulação ou partilha de material de qualquer espécie entre professores e estudantes e entre estes últimos. No que se refere a computadores partilhados, cada utilizador deverá higienizar o equipamento após o seu uso.

As avaliações deverão ser presenciais, exceto nos casos em que os alunos estejam fora do país ou apresentem atestado médico.

As provas públicas de 2.º e 3.º ciclos deverão ocorrer em regime presencial. Excetuam-se os casos em que o arguente externo à UBI solicite a participação por videoconferência ou em que o estudante apresente atestado médico que fundamente o impedimento.

PUB

PUB

PUB

PUB