Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 12 de fevereiro de 2026

Distritais do Ensino Secundário e Básico de Castelo Branco do Parlamento dos Jovens já têm Mesa eleita

Por: Diário Digital Castelo Branco

Teve lugar no dia 11 de fevereiro, nas instalações da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) - serviços de Castelo Branco, as reuniões de eleição das Mesas das Sessões Distritais de Castelo Branco do Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário e Básico.

 

Segundo informação enviada ao Diário Digital, a Sessão Distrital do Ensino Secundário, que se realizará no auditório dos serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude, no dia 16 de março, participam 18 escolas num total de 57 deputados/as, tendo sido eleitos/as para a mesa:

Presidente: Letícia Raquel Ramos de Matos | Escola Profissional Agostinho Roseta - UGT, Castelo Branco;

Vice-Presidente: Pedro Ladeira da Mata| Escola Profissional do Conservatório de Castelo Branco;

Secretária: Lua Raquel Martins Afonso | Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã.

Já, na Sessão Distrital do Ensino Básico, que se realizará na Covilhã, no dia 17 de março, participam 17 Escolas do Ensino Secundário num total de 71 deputados/as, foram eleitos/as para a mesa:

Presidente: Sílvio de Brito Canarias | Escola Secundária do Fundão;

Vice-Presidente: Henrique dos Santos Amaral | Escola Básica da Serra da Gardunha;

Secretária: Maria Francisca Esteves | Escola Básica Cidade de Castelo Branco.

Em ambas aas sessões distritais os/as deputados/as eleitos/as irão aprovar os Projetos de Recomendação a submeter às respetivas Sessões Nacionais do Parlamento dos Jovens e eleger os/as deputados/as que os vão representar nesta Sessão.

O Parlamento dos Jovens é um programa da Assembleia da República, criado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, e desenvolvido em parceria com diversas entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude. Destina-se a alunos/as dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas públicas, particulares e cooperativas, em Portugal e no estrangeiro.

Esta iniciativa visa, entre outros, estimular a participação cívica e democrática dos jovens, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a reflexão sobre questões relevantes da sociedade contemporânea.

No ano letivo em curso, o tema escolhido para o programa é «Literacia Financeira: os jovens contam», desafiando os/as jovens a refletir sobre a importância da educação financeira, da gestão responsável dos recursos e da tomada de decisões conscientes, enquanto cidadãos/as ativos/as e participativos/as na sociedade.

Na Região Centro, mais informações podem ser obtidas junto dos serviços do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou através do Portal do IPDJ, em www.ipdj.gov.pt

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!