Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco participou na primeira etapa do Circuito Nacional de Natação do Special Olympics Portugal, que decorreu nas Piscinas Municipais de Loures.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a comitiva da APPACDM foi composta por Isabel Lourenço, João Gil, Raquel Mendes, Rafaela Louro e pelos Técnicos e Ana Raquel Gonçalves e Pedro Pires.
Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e, desta forma, criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos. Esta forma de agrupar os atletas denomina-se de divisioning, sendo o processo mais adequado para tornar a competição mais justa para todos os participantes. Em termos práticos o nível 1 é o mais alto da competição e o nível 3 o mais baixo.
A nível classificativo, a atleta Rafaela Louro venceu as provas de 100m e 50m livres e 50m mariposa, no nível 1. Por sua vez, Raquel Mendes ficou em 1º lugar nos 200m livres (nível 1) e nos 50m livres (nível 2) tendo ainda conquistou a medalha de bronze nos 100m livres (nível 2). A nadadora Isabel Lourenço ficou 1º lugar na prova de 25 m costas e 2º lugar (nível 1) na prova de 25 m livres. No sector masculino, o atleta João Gil ficou enquadrado no nível 2 (25 m livres), conseguindo alcançar o 1º lugar. Relativamente à estafeta a equipa albicastrense realizou a prova em conjunto com o atleta Pedro Passos da Afid (Fundação AFID Diferença) e conquistaram o lugar mais alto do pódio.
Este evento foi organizado pelo Special Olympics Portugal com o apoio do Programa Nacional Desporto para Todos – IPDJ; INR – Instituto Nacional de Reabilitação; Quinta do Lago e GesLoures contando com a presença de 40 nadadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet