Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 13 de fevereiro de 2026

ULS da Cova da Beira cria o primeiro Centro de Pediatria do Desenvolvimento

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira formalizou, na quinta-feira, a constituição do Centro de Responsabilidade Integrado de Pediatria do Desenvolvimento (CRI-PD), o primeiro desta área a nível nacional, revelou a instituição.

O ato de constituição foi assinado pelo presidente do conselho de administração da ULS da Cova da Beira, João Gomes, e pela diretora do CRI-PD, a pediatra Cristiana Carvalho, com o objetivo de responder a diversas perturbações, como as do espetro do autismo, de hiperatividade e défice de atenção, da linguagem, do desenvolvimento e coordenação, e outras específicas da aprendizagem, mas também ao atraso global do desenvolvimento.

Para tal, a estrutura integra “pediatras do desenvolvimento e profissionais das áreas da terapia da fala, psicologia clínica, enfermagem, educação especial, serviço social, psicomotricidade, entre outros, funcionando em estreita articulação com outras estruturas clínicas e terapêuticas”.

O CRI é “uma estrutura de gestão intermédia nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que possuem autonomia técnica e funcional para otimizar recursos e aumentar a produtividade, com equipas focadas no doente e incentivos baseados no desempenho”.

Na Cova da Beira, o CRI-PD “integra a área assistencial de Cuidados de Ambulatório (Consulta Externa), no âmbito do Serviço de Pediatria”, possuindo uma equipa multidisciplinar que “assegura uma abordagem integrada, multidisciplinar e centrada na criança e na família, permitindo a avaliação, o diagnóstico e a intervenção precoce nas perturbações do neurodesenvolvimento”.

As crianças serão encaminhadas para o CRI-PD por referenciação médica.

A ULS da Cova da Beira justificou a criação deste serviço com os dados revelados por estudos científicos nacionais e internacionais que estimam que “entre 10 e 15 por cento das crianças em idade escolar possam apresentar perturbações do neurodesenvolvimento que requerem avaliação e acompanhamento especializados”.

O CRI-PD da ULSCBEIRA assegurará “consultas médicas especializadas, avaliações multidisciplinares, intervenção terapêutica dirigida, articulação com estabelecimentos de ensino e entidades parceiras, bem como consultas em horário pós-laboral, facilitando o acesso das famílias”.

Este modelo segue o princípio dos cuidados de saúde baseados em valor, ou seja, “privilegiando a obtenção de melhores resultados em saúde para a criança e a família, a eficiência na utilização dos recursos, a integração dos cuidados e a criação de valor sustentado, com foco na qualidade, na proximidade e na melhoria contínua dos resultados clínicos e funcionais”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!