Diário Digital Castelo Branco - A Câmara Municipal albicastrense sabe disso, está atenta à questão, e irá actuar? A recolha de bioresíduos será uma obrigatoriedade até ao final de 2023 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

A Câmara Municipal albicastrense sabe disso, está atenta à questão, e irá actuar? A recolha de bioresíduos será uma obrigatoriedade até ao final de 2023

Os bioresíduos são todos os 'restos' de comida e outros resíduos orgânicos que são produzidos nas habitações e nas empresas (restaurantes, cafés entre outros).

  • Opinião
  • Publicado: 2022-11-24 16:42
  • Por: António Fonseca

As estratégias de reciclagem destes resíduos envolvem o seu aproveitamento total, sendo vários os resultados possíveis, desde produção de energia (biogás), de compostos para a agricultura, e até alimentos para animais. As possibilidades são várias, e, nas várias experiências de sucesso noutros países, apresentam sempre rentabilidade, que resulta em ganhos para as autarquias e munícipes.

A experiência pioneira de Capannori, uma cidade italiana de 47000 habitantes pode ser inspiradora. A dimensão dessa cidade aproxima-se de Castelo Branco, e como tal as opções que tomaram terão grande probabilidade de serem também dimensionadas à nossa realidade.

Em Capannori implementaram um formato de recolha porta-a-porta, que tem sucesso eextraordinários resultados. Além disso foram instaladas pequenas unidades de compostagem em cantinas locais (escolas, p.e.), e pretendem expandir a distribuição destes equipamentos para agregados populacionais maiores –bairros, associações, e outros. Além disso estimulam os residentes a fazerem a sua própria compostagem, entregando gratuitamente pequenos compostores domésticos. Com estas medidas reduziram até 70% os custos tidos com sistemas de recolha de resíduos.

Como estimulo a este envolvimento dos munícipes, é processado um desconto de 10% nas tarifas de recolha de resíduos, aos aderentes. As opções tomadas permitiram também a criação de 50 novos empregos locais, numa nova e localactividade. As poupanças conseguidas com a implementação e envolvimento dos residentes foram canalizadas para a melhoria das infraestruturas relacionadas à recolha e valorização dos resíduos e permitiram uma redução de 20% das tarifas de recolha de resíduos cobradas aos munícipes.

Existem soluções, e que quando envolvem os munícipes, recompensando-os pelos resultados obtidos (com descontos e reduções de custos, p.e.) todos ganham, incluindo a economia local.

As opções desta Câmara são outras, e que passam de novo pelo investimento ineficiente, que apenas vai resultar em mais custos para os munícipes.

Provavelmente será implementada, de novo, solução que apenas significa que mais cedo do que tarde, se irá cobrar mais alguma taxa aos munícipes.

Ou poderá ser outra? Pode. 

António Fonseca - Arquitecto

Deputado da Assembleia Municipal de Castelo Branco em substituição pelo movimento Castelo Branco Merece Mais

Vice-coordenador do Nucleo Territorial do Iniciativa Liberal (IL) de Castelo Branco

PUB

PUB

PUB

PUB