Diário Digital Castelo Branco - Covilhã: UBI integra consórcio europeu de universidades em territórios de montanha Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: UBI integra consórcio europeu de universidades em territórios de montanha

Universitas Montium (UNITA) é o nome da “aliança” que junta seis universidades europeias localizadas em áreas rurais, de montanha e transfronteiriças para promover a mobilidade e o desenvolvimento integrado. O projeto colaborativo assenta ainda na valorização das línguas de origem latina para aumentar a competitividade do Ensino Superior na União Europeia (UE) .

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das seis instituições que integra o UNITA, uma “aliança” de universidades europeias que têm em comum o facto de estarem situadas “em zonas de montanha, junto a fronteiras dos seus países, onde se falam línguas que têm o Latim como base”, segundo a UBI.

A parceria – que foi apresentada esta tarde, através de videoconferência – reúne  “mais de 160 mil estudantes e 13 mil docentes” de cinco países numa rede que tem como objectivo “estabelecer um novo modelo de ensino, pesquisa e inovação crescentemente colaborativo e integrado”, de acordo com os promotores. Em última instância o grupo pretende construir uma “inter-universidade europeia” que se torne atractiva para estudantes de outros continentes, “especialmente Africa e Américas”, com quem existe partilha de idiomas.

A lista de membros inclui - além da UBI - a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), assim como a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Além das instituições de ensino superior, o consórcio estende-se ainda a vários “atores relevantes em cada ecossistema regional”, como forma de estabelecer ligações ao contexto as universidades estão inseridas. Estes atores podem ser entidades públicas ou privadas, sendo, no caso da UBI, a Resistrela, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Beiras e Serra da Estrela e a Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Esta tarde, durante o “Kick-Off Meeting” digital, António Fidalgo, reitor da UBI, descreveu a parceria europeia como “poderosa”, definindo-a como a primeira “que honra de forma direta a tradição latina”. O responsável sublinhou o grande número de alunos estrangeiros que estudam na Covilhã – em especial do Brasil e PALOP –e declarou que as restantes universidades do consórcio “podem contar com a UBI, podem contar com o vosso parceiro português para alcançar o mundo”.

Na conferência foram também descritas as cinco áreas-chave, nas quais esta parceria será desenvolvida: “Universidade Europeia participativa e inclusiva”, “Educação e Mobilidade”, “Investigação e Desenvolvimento para os territórios”, “Multilínguas”,  “Perspetivas das Populações de Montanha sobre a Cidadania Europeia”, “O campus Interuniversitário” e “Disseminação e Sustentabilidade”. 

O UNITA – Universitas Montium foi selecionado pela União Europeia (UE) para integrar o projeto de Universidades Europeias, uma ação que tem como objectivo aumentar a competitividade do Ensino Superior na UE. O consórcio passa assim a “fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu”, segundo a UBI.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB