Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 1 de outubro de 2026

II Congresso Mundial de Turismo do Interior reúne mais de 45 oradores e participantes de 18 países na Guarda

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Associação Ibérica de Turismo do Interior promove, a 18 e 19 de novembro, um encontro internacional dedicado ao papel do turismo na criação de novas oportunidades económicas e sociais nas regiões do interior.

O Teatro Municipal da Guarda recebe, nos dias 18 e 19 de novembro de 2026, a segunda edição do Congresso Mundial de Turismo do Interior, uma iniciativa organizada pela AITI – Associação Ibérica de Turismo do Interior, que pretende colocar no centro do debate o contributo do turismo para o desenvolvimento económico e social e para a coesão dos territórios do interior.
 
Depois de uma primeira edição realizada em Cáceres em 2024, que reuniu cerca de 340 participantes, 24 expositores e representantes de 10 países, o Congresso regressa em 2026 com maior expressão internacional e com a Guarda como cidade anfitriã.
 
O evento deste ano contará com mais de 45 oradores, reunindo especialistas, responsáveis institucionais, profissionais e agentes do setor provenientes de 18 países, num encontro que procura cruzar diferentes experiências e perspetivas sobre os desafios e as oportunidades dos territórios de baixa densidade populacional.
 
Sob a mensagem "Interior é Destino", o Congresso visa afirmar o turismo como um instrumento de dinamização destas regiões, colocando em debate a sustentabilidade, a coesão territorial, a mobilidade, a inovação, a qualificação da oferta e a capacidade de gerar investimento e novas oportunidades.
 
"Este Congresso deve ser um espaço para pensar, mas também para fazer acontecer. O interior tem capacidade para acolher grandes encontros, criar relações internacionais e transformar o turismo numa oportunidade concreta de desenvolvimento. É essa visão que traduzimos na mensagem 'Interior é Destino'", afirma Miguel Martins, presidente da AITI – Associação Ibérica de Turismo do Interior.
 
O encontro ambiciona ainda promover novas ligações entre empresas, instituições e decisores, procurando transformar a partilha de experiências em parcerias e projetos concretos.
 
Castelo Branco e Cáceres expressam a dimensão transfronteiriça do Congresso
 
A edição de 2026 contará com Castelo Branco como Cidade Convidada e com a Diputación de Cáceres como Região Convidada, traduzindo uma das vertentes centrais da atuação da AITI: a aproximação entre os territórios dos dois lados da fronteira.
 
A participação dos dois destinos evidencia a aposta da Associação na criação de redes que aproximem instituições e agentes económicos de Portugal e Espanha.
 
AITI consolida rede ibérica dedicada ao turismo de interior
 
A AITI desenvolve a sua atividade em Portugal e Espanha, aproximando municípios, entidades de turismo, empresas, instituições e outros agentes com intervenção no desenvolvimento turístico das regiões do interior.
 
A associação atua em áreas como a promoção e internacionalização de destinos, a criação de redes e parcerias, a formação e capacitação dos agentes turísticos, a inovação e o apoio ao planeamento e à gestão de destinos. O objetivo é contribuir para uma maior articulação entre os dois lados da fronteira e para a criação de novas oportunidades económicas e turísticas nestas regiões.
 
Ao longo da sua atividade, a AITI tem promovido encontros, conferências, debates, ações de formação, participação em feiras e iniciativas de promoção, entre as quais as Jornadas Ibéricas de Turismo do Interior e a revista "Interior é Destino". A associação está também ligada ao desenvolvimento de projetos como a Land of Dragons, que aproxima destinos portugueses e espanhóis através de uma oferta turística conjunta.
 
O II Congresso Mundial de Turismo do Interior dá continuidade a este trabalho, reunindo diferentes geografias, experiências e protagonistas num fórum internacional de debate e ligação entre agentes públicos e privados. Com esta edição, a AITI procura aprofundar relações, estimular novas parcerias e contribuir para colocar o turismo de interior no centro das estratégias de desenvolvimento territorial.

Partilhar:

Relacionadas

Link copiado!