Ano letivo 25/26: Politécnico de Castelo Branco tem mais 1649 novos alunos

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) registou, no ano letivo de 2025/2026 e contabilizando todos os regimes de acesso, um acréscimo no número de colocações e novos estudantes, consolidando-se como uma das instituições de ensino superior mais procuradas da região interior centro. 

  • Educação
  • Publicado: 2025-10-28 06:37
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

No total, ingressaram no IPCB 1649 novos estudantes, através das diferentes vias de acesso ao ensino superior.

Através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, matricularam-se 522 alunos nas licenciaturas do IPCB, dos quais 349 (67%) obtiveram colocação na sua primeira opção. Somam-se ainda os estudantes do Concurso Local de Acesso ao Ensino Superior para os cursos de música (50), bem como os estudantes matriculados através das Vias Profissionalizantes “Provas Centro” (22) e através dos Concursos Especiais de Acesso, que incluem titulares de outros graus académicos (25), titulares de CET e de CTeSP (117), bem como os maiores de 23 anos (81) e Regimes Especiais (8). Ainda nas licenciaturas, 35 novos estudantes efetivaram a sua matrícula através de reingressos, transferências e mudanças de curso, registando-se 860 novos alunos apenas nas licenciaturas. 

Nos CTeSP, o número de estudantes matriculados é de 280, refletindo uma procura crescente por estas formações mais orientadas para o mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos no ensino superior.

Quanto aos estudantes matriculados no novo doutoramento do IPCB, nos mestrados e nas pós-graduações, somam-se mais 326, confirmando o interesse pela continuação de estudos avançados e pela qualificação profissional.

A estes números somam-se ainda 183 novos estudantes internacionais, preenchendo o número total de vagas disponíveis.

Em nota de imprensa, o presidente do IPCB, António Fernandes, destacou o balanço positivo alcançado pela instituição, sublinhando que, apesar das recentes alterações nas regras de acesso ao ensino superior, que deixaram muitos candidatos fora do sistema, os resultados obtidos “refletem o reconhecimento da qualidade do ensino e da relevância dos cursos ministrados pelo Politécnico de Castelo Branco, mesmo num contexto de crescente competitividade entre as instituições de ensino superior”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB