Por: Diário Digital Castelo Branco
Uma campanha solidária lançada em Proença-a-Nova está a angariar fundos para a aquisição de kits de emergência, para pessoas que vivam sozinhas ou se encontrem em zonas mais periféricas do concelho.
“Uma luz ao escuro” é uma iniciativa criada por Inês Mendonça, Ana Perpétuo e Sara Manso na plataforma GoFundMe (https://shorturl.at/v0zLf), que assegura a transparência no acompanhamento dos donativos.
Esta iniciativa solidária tem como objetivo apoiar pessoas isoladas em situações de tempestade ou catástrofe e combater o isolamento social que se agravou após a passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta pelo concelho de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
“A campanha pretende angariar fundos para a aquisição de kits de emergência, compostos por rádio portátil, lanterna, powerbank, bolsa impermeável e pilhas, equipamentos essenciais para garantir acesso à informação e maior segurança em momentos críticos”, explicou o município de Proença-a-Nova.
Cada kit tem o custo de 29,98 euros e a primeira meta está fixada nos 300 euros, valor que permitirá a distribuição dos primeiros 10 kits.
Até ao momento, já foram entregues seis kits a pessoas do concelho e a prioridade será dada às zonas mais periféricas e a pessoas que vivem sozinhas.
“Sempre que possível, as promotoras privilegiam a doação de bens materiais, facilitando o processo logístico. O ponto de entrega é na rua Comendador Assis Roda, nº 50e o contacto para as entregas é o número 924 145 883 [Sara Manso]”.
As empresas que queiram associar-se à iniciativa, através de donativos ou parcerias, podem contactar a Inês Mendonça (919 898 193) ou a Ana Perpétuo (924 081 043).
“Esta campanha solidária pretende manter-se ativa para além do regresso à normalidade, definindo novas metas financeiras que permitam continuar a apoiar quem mais precisa”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet