Mais de 1500 estudantes internacionais candidataram-se este ano para frequentar uma licenciatura no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), tendo ficado preenchidas 166 das 167 vagas disponíveis na primeira fase de candidaturas.
Apesar do aumento de vagas, a taxa de colocação é este ano mais elevada, subindo dos 91% em 2023 para mais de 99% em 2024.
Segundo o IPCB, a procura por mestrados a também aumentou em 2024, estando já colocados 48 estudantes face aos 41 colocados na mesma fase de candidaturas em 2023. O número deverá ainda aumentar, uma vez que estão em análise os processos de estudantes colocados condicionalmente e está prevista a abertura de uma 2.ª fase de candidaturas.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, considera que estes resultados são demonstrativos da boa imagem externa da instituição e da forte aposta que vem sendo feita na internacionalização do Politécnico de Castelo Branco, mostrando-se satisfeito pelo aumento do número de colocados, apesar das limitações impostas pelo Despacho de fixação de vagas da tutela, cujo cumprimento implica a limitação de vagas no IPCB. António Fernandes acrescenta que a evolução do IPCB passa necessariamente pela sua internacionalização, reiterando o compromisso de continuar a alargar a rede de parceiros internacionais da instituição e de marcar presença em eventos de promoção internacional do ensino superior politécnico em Portugal.
Os PALOP continuam a ser os principais países de origem dos candidatos, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau ou Moçambique, estando, no entanto, colocados estudantes de outras proveniências geográficas como a China, Equador, Índia ou Nigéria.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet