Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Castelo Branco celebrou este sábado, 2 de Setembro, o seu 35º aniversário. A sessão solene da aniversariante teve início no auditório da Escola Afonso de Paiva e terminou com um jantar servido pelo restaurante da Quinta da Líria e muita animação na Discoteca Repvblica.
A APEF de Castelo Branco é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1988 e conta, atualmente, com 252 associados. É membro do Conselho Nacional de Associações Profissionais de Educação Física (CNAPEF) e o seu plano de atividades contempla as mais diversas áreas de atuação, desde a cultura à formação extracurricular e educação e promoção para a Saúde e desporto. Tendo um conceito cívico a orientar a sua postura, a APEF também pretende fomentar a análise crítica e a discussão coletiva dos assuntos relativos ao ensino e à profissão da educação física, e fazer chegar a opinião dos professores , estudantes às forças políticas representativas da classe, Instituições de Ensino do desporto, da Educação e órgãos governamentais do Estado.
Sentados na mesa comemorativa do evento estiveram, Fernando Raposo, representante da Câmara Municipal de Castelo Branco, Avelino Azevedo, presidente da Comissão Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física (CNAPEF), Marta Rocha e João Ramalho, presidente da Assembleia Geral e presidente da direção da APEF de Castelo Branco, respectivamente.
"Quero manifestar um grande apreço por todos aqueles que já passaram pela APEF, nomeadamente, aos sócios-fundadores e deixar-vos uma palavra de esperança ao nível dos apoios que a Câmara Municipal tem disponíveis para as Associações. Desejo que a esta associação continue a perdurar e que viva tantos anos como aqueles que já viveu" afirmou Fernando Raposo no uso da palavra ao dar início à sessão.
Avelino Azevedo, da CNAPEF, destacou a APEF de Castelo Branco como uma referência a nível nacional ao reiterar que "o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação tem aspetos únicos em Portugal. Desde o trabalho que tem sido desenvolvido com os profissionais e professores de Educação Física, desde o trabalho que tem desenvolvido com as ações de formação de excelente qualidade, assim como o trabalho que tem desenvolvido em parceria com as autarquias, como é o exemplo do projeto "Acerta o Passo", afirmou o presidente da CNAPEF.
Já de forma sentida, João Ramalho, começou por saudar todos os associados (presentes e não), entidades presentes e ao Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva o acolhimento das iniciativas da APEF deste da primeira hora.
O presidente da APEF de Castelo Branco recordou que a Associação foi fundada sob influência do movimento de associativismo promovido pela Associação de Professores de Educação e pela Sociedade Portuguesa de Educação Física, do qual fizeram parte Rui Perquilhas, Luís Moreira, Maria do Céu Lourenço e Maria da Luz.
"Tendo em conta o trabalho que foi desenvolvido durante estes 35 anos, o balanço é extremamente positivo. Para além dos inúmeros eventos em que temos participado, temos contributo para implementar no distrito de Castelo Branco a estratégia promovida e desenvolvida pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física.
Durante a sua existência, e indo ao encontro do objectivo de reforçar o papel dos profissionais de Educação Física em Desporto na Sociedade Portuguesa, já
fizemos na APEF mais de mil e duzentas horas de formação envolvendo mais de dois mil e setecentos formandos. É muito fácil chegar aqui apresentar o gráfico e os números, mas quero-vos dizer que os números são importantes mas muito relativos… Há sempre mais alguma coisa que fica para além da frieza dos números. A relação e o acolhimento que temos com as entidades com quem colaboramos vai muito para além desses números. Depois de termos iniciado a promoção, há muitos anos atrás com a colaboração com o Desporto Escolar do Distrito de Castelo Branco, das Jornadas do Desporto Escolar na região, realizamos congressos internacionais, Jornadas do Desporto Escolar, Conferência de Educação Física, Workshops de temáticas muito diversificadas, cursos de formação creditados,
A primeira ação de formação creditada de PADEL feita em Portugal, foi promovida pela APEF de Castelo Branco em Lisboa. Portanto, nós procuramos andar sempre um pouco à frente do que seriam as necessidades no futuro.
Levamos a cabo um número muito elevado de formações que ajudaram os colegas de educação física a melhorar a sua prática às quais se inscreveram muito participantes. Houve ações que esgotaram de imediato o número de formandos as quais tivemos dobrar, repetir, ações que tivemos fazer três turmas em simultâneo. Portanto, a resposta dos nossos associados e dos professores de educação física em geral, tem sido a razão do nosso sucesso," explicou o dirigente.
João Ramalho fez questão, ainda, destacar a autonomia financeira e pedagógica da APEF afirmando que o orçamento anual da Associação resulta apenas da cotação dos associados.
A título póstumo e por motivos de não poderem estar presentes, foram entregues alfinetes de lapela em prata aos associados com 25 anos de casa a Fátima Jesus, Nuno Pissara, Maria Adriana Rito, Maria José Nascimento, Paula Santo e Marco Gonçalves.
Presencialmente, os alfinetes foram entregues a João Cardoso, por Ana Nabais, do Centro de Formação AltoTejo, a António Rosa, por Fernanda Sousa, da Associação de Ténis de Castelo Branco, a João Natário, por Maria Valente, da Unidade de Cuidados Continuados de Castelo Branco, a Maria Gorete Melo, por Cristina Salavessa, da Associação de Ciclismo de Castelo Branco, a António Reis, por Rosa Silva, da Associação de Educadores para a Diabetes Amato Lusitano, a António Martins, por João Coelho, da Associação de Atletismo de Castelo Branco, e João Ramalho, por Alice Nascimento, do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet