Covid-19: Universidade da Beira Interior avalia imunidade na Cova da Beira

 A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um projeto que visa avaliar a imunidade à covid-19 e a sua evolução temporal na população da Cova da Beira. 

  • Educação
  • Publicado: 2021-10-12 14:14
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado, aquela instituição de ensino superior com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, adianta que está em causa o projeto “CICS4COVID - Testar, Rastrear e Inovar no Diagnóstico da COVID-19” e que o mesmo projeto será concretizado pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).

Segundo a informação, o estudo contará com a participação de voluntários adultos, aos quais serão realizadas colheitas de sangue para avaliação da imunidade ao SARS-CoV-2.

“Poderão participar adultos que consintam na recolha de sangue, colaborando de forma totalmente voluntária e que pode ser interrompida em qualquer fase do estudo. O estudo não tem nenhum risco expectável, além do associado ao processo de obtenção da amostra, através da colheita de sangue”, é referido.

A UBI também refere que, além do benefício direto para os voluntários no que diz respeito ao conhecimento da sua imunidade ao SARS-CoV-2, a participação terá também o benefício indireto de contribuir para o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico da covid-19 e para o conhecimento da imunidade na população da Cova da Beira.

“Face a esta nova fase da pandemia é crucial implementar estratégias para avaliar a evolução da imunidade da população, assim como desenvolver métodos de diagnóstico alternativos”, referem os investigadores do projeto, citados na nota de imprensa.

O estudo é coordenado pelo docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde, Cláudio Maia, e envolve ainda os investigadores do CICS-UBI Ana Palmeira de Oliveira, Cândida Tomás, Carla Cruz, Carlos Gaspar, Graça Baltazar, Miguel Castelo-Branco e Sílvia Socorro.

O projeto conta ainda com a participação de André Miranda, Paula Soares e Marília Figueira, bolseiros de investigação contratados através do projeto.

O CICS4COVID é cofinanciado na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro, e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Para participar no estudo, os interessados deverão contactar a equipa de investigação através do e-mail cics4covid@fcsaude.ubi.pt ou do telefone 962194979.

A covid-19 provocou pelo menos 4.843.739 mortes em todo o mundo, entre mais de 237,46 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.041 pessoas e foram contabilizados 1.075.312 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB