Estudantes e docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) vão colaborar com a Unidade de Saúde Pública da Guarda na realização de inquéritos epidemiológicos.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a UBI explica que o primeiro grupo de voluntários que irá colaborar com a Unidade de Saúde Publica da Guarda integra 16 estudantes de cursos de mestrado integrado e doutoramento e, ainda, dois docentes da FCS-UBI.
"O grupo já iniciou a preparação para a tarefa que vai desempenhar, através de ações de formação e de observação dos procedimentos implicados na realização dos inquéritos", é referido.
A UBI explica ainda que "estes elementos, prestes a entrar em funções, são os primeiros selecionados de um conjunto de aproximadamente meia centena de pessoas que manifestaram disponibilidade para apoiar a Unidade de Saúde Pública da Guarda, depois de um apelo feito por esta entidade à FCS-UBI".
"O apoio surge numa altura em que os serviços de saúde estão sob grande pressão no combate à pandemia, em que o número crescente de pessoas infetadas e de doentes está a pôr sob enorme tensão todo o serviço de saúde e a criar problemas, dificultando o atendimento e orientação atempada das situações", lembra a UBI.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Segundo a Agência Lusa, em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet