Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a Escola parceira é a Escola Secundária José Sanches de Alcains que abraçou este projeto financiado no âmbito do Programa Cidadãos Ativos da Fundação Calouste Gulbenkian.
Este projeto é desenvolvido nas aulas de Educação para a Cidadania no 2º e 3º período, abrangendo cerca 120 dos alunos da Escola de Alcains das turmas do 8º e 9º ano.
O projeto, consiste em desenvolver competências nas crianças e jovens, através de métodos baseados na educação não formal, de modo a criar cidadãos mais ativos, participativos e com uma participação na vida cidadã em idade escolar.
Pretende-se também com as turmas de 8º e 9º ano da Escola Secundária José Sanches de Alcains desenvolver uma formação de capacitação, promover a participação e a democracia local e realizar assembleias comunitárias com crianças em torno da promoção da educação para a
cidadania.
É um projeto que abrange diversos temas como o desenvolvimento sustentável, a
pobreza e desigualdades, a inserção no mundo do trabalho, a educação ambiental, o voluntariado, os direitos humanos, sustentabilidade, inserção no mundo do trabalho e a sexualidade.
No passado 13 de janeiro, e numa altura de campanha eleitoral, a EcoGerminar dá
voz aos jovens e alerta para a importância da participação dos jovens na vida democrática das suas comunidades, mesmo quando ainda são menores, por essa razão se encontram em excluídos do exercício e direto de votos nas eleições.