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Penamacor: Projeto Filosofia para Crianças regressou para a terceira edição

O projeto Filosofia para Crianças arrancou, no início do ano letivo, para a terceira edição, em Penamacor. Os destinatários são os alunos dos primeiro e segundo ciclos de ensino. 

  • Educação
  • Publicado: 2021-01-07 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, arrancou, no primeiro período letivo, a terceira edição do Projeto Filosofia para Crianças e Jovens, este ano aplicado aos alunos dos primeiro e segundo ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. Com os alunos do primeiro ciclo, desde o arranque do ano escolar, foram abordados temas como as emoções (na construção dos instrumentos de avaliação das sessões); o que é a Filosofia; a coruja, como símbolo da Filosofia; a Atitude Filosófica (explorando a curiosidade e o ato de perguntar/questionar); e a introdução aos valores éticos (como por exemplo interajuda, cooperação, trabalho em equipa, partilha, amizade, empatia, entre outros).

De realçar que os temas da atitude filosófica e dos valores éticos foram abordados através da leitura e análise do conto infantil “A que sabe a Lua?” de Michael Grejniec. Neste ciclo de ensino, procurou-se dar continuidade à metodologia de trabalho já introduzida nas edições anteriores, obtendo um equilíbrio entre a abordagem de conceitos filosóficos, a partir da introdução das histórias infantis e algumas tarefas que propiciam a concentração e o relaxamento. Já com os alunos do segundo ciclo, além de uma pequena abordagem aos temas trabalhados com os alunos do primeiro ciclo, explorou-se a contextualização cronológica da civilização grega (o berço da filosofia ocidental) e o Mito de Athena, com o objetivo de complementar matérias das unidades curriculares do 5º e 6º ano. Nas turmas do segundo ciclo, as primeiras sessões tiveram um caráter mais teórico com o objetivo de esclarecer a origem da filosofia e o que é, sendo que, no futuro, as sessões irão assumir um caráter mais prático e significativo para os alunos, pretendendo-se que estes problematizem a realidade em que vivem/vivemos, e que sejam eles próprios atores na procura das respostas.

Apesar da conjetura pandémica vivenciada, as sessões decorreram presencialmente com todas as turmas respeitando o distanciamento entre os alunos e a intransmissibilidade de material escolar com recurso ao Kit individual da Filosofia, cedido pelo Município de Penamacor no início do ano letivo a todos os alunos participantes.

Este projeto conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Recorde-se que o projeto Filosofia para Crianças tem como grandes finalidades a promoção do espírito crítico e da liberdade de pensar, aliadas ao desenvolvimento do raciocínio e das capacidades argumentativas, procurando a construção de uma “comunidade de investigação”, encontrada a comunhão de ideias entre os elementos de um grupo, em crianças entre os 6 e os 10/11 anos de idade. No segundo ciclo, incentivando o pensamento individual e valorizando o esforço de pensar por si próprio e de defender as suas opiniões, procura-se, nas sessões, reservar o espaço/tempo para que cada participante possa expor as suas ideias e desenvolver os seus raciocínios acerca de um determinado tema.

Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

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