A Outrem - Associação de Defesa do Ambiente e Património, vai lançar no próximo dia 20 de Dezembro, às 15:00 horas, na Pinoteca José Barata de Castilho, situada na Rua Arco do Bispo, 14, em Castelo Branco, o livro «Os Cavaleiros Templários - Dos Primórdios à Lenda», dirigido a um público, essencialmente infanto-juvenil.
Para além dos autores, José Carlos Duarte Moura e José Aleixo Trindade Ferreira, estarão presentes no lançamento, Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco; José Barata de Castilho, Professor Catedrático, escritor, pintor, genealogista, administrador da Pinoteca; Fernando Capela Miguel, Historiador, autor, OPCTJ - Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém e João Carrega, Administrador da RVJ - Editores.
Editado pela RVJ - Editores, e pago pela Câmara Municipal de Castelo Branco, o livro oferece uma viagem única pela história da Ordem do Templo, desde as suas origens no contexto das Cruzadas até ao legado que permanece vivo em Portugal, com especial enfoque na Beira Baixa e na cidade de Castelo Branco.
Combinando rigor histórico e narrativa envolvente, o livro apresenta a formação dos Templários, a sua expansão pela Europa e Médio Oriente e o papel determinante na Península Ibérica, onde desempenharam funções essenciais na Reconquista e na consolidação do território português.
Um dos pontos de destaque é a análise da importância de Castelo Branco como sede templária dos Três Reinos (Portugal, Castela e Leão) entre 1214 e 1314 (100 anos), durante o magistério de Pedro Alvito, figura central para a estruturação e povoamento da região.
Além de contextualizar factos históricos, o livro evidencia o fascínio contínuo que envolve os Templários: os símbolos, as rotas culturais, as tradições e o imaginário coletivo que, ainda hoje, despertam curiosidade e atraem visitantes e estudiosos.
A sessão pública de apresentação da obra, que tem o apoio da Pinoteca José Barata Castilho e da Associação Raia Gerações, está aberta a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição. É um convite especial a todos os interessados em história, património e identidade local para se juntarem ao lançamento deste trabalho dedicado ao legado templário na região.
Em nota de imprensa, a Outrem refere que a presença de cada pessoa fará a diferença e ajudará a valorizar o património cultural da Beira Baixa e de Castelo Branco.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet