Mais de 100 alunos do Politécnico de Castelo Branco participaram na Academia de Líderes Ubuntu

Durante o mês de Novembro, mais de uma centena de estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) participou na formação Academia de Líderes Ubuntu – 1º ano / 1ª vez, integrada no Projeto REVUP e dedicada à promoção do sucesso académico, do bem-estar e do desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Educação
  • Publicado: 2025-12-12 08:01
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A iniciativa, que já tinha registado forte impacto no ano letivo anterior, voltou a envolver todas as escolas do IPCB, reforçando o compromisso institucional com a formação humana e social da comunidade estudantil.

A formação decorreu ao longo de três semanas e abrangeu estudantes da Escola Superior Agrária, Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova -School opf Business. Law and Tourism,  Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia. Cada semana foi dinamizada por equipas de formadores do IPCB especialmente preparados para facilitar o modelo educativo Ubuntu, inspirado na filosofia africana centrada na empatia, cooperação, respeito e responsabilidade comunitária.

A avaliação realizada no final das sessões confirmou o elevado impacto da experiência, com os participantes a atribuírem classificações entre 9,5 e 9,9 às dinâmicas e reflexões, entre 9,4 e 9,9 à avaliação global e entre 9,5 e 9,9 à utilidade da formação para a vida pessoal. Estes resultados evidenciam a qualidade pedagógica do modelo Ubuntu e a eficácia das equipas de formadores.

Também a avaliação de impacto revelou progressos significativos nas competências pessoais dos estudantes, destacando-se aumentos de até 64% no autoconhecimento, 51% na autoconfiança, 44% na resiliência, 16% na empatia e 21% no serviço ao próximo. Muitos participantes referiram mudanças na forma de encarar desafios, relacionar-se com os outros e compreender o papel das próprias ações no grupo, reforçando a utilidade prática da formação nos âmbitos académico, pessoal e social.

Entre as aprendizagens mais referidas pelos estudantes surgem a importância da empatia e da escuta ativa, o valor da colaboração e do respeito, a capacidade de transformar dificuldades em oportunidades de crescimento, o reforço da autoestima e da autoconfiança e a relevância do serviço à comunidade. Para muitos, a experiência revelou-se transformadora, tal como ilustram vários testemunhos: “Depois desta formação já não serei a mesma pessoa”, “Aprendi a ver os outros de uma nova forma e a fazer a ponte” ou “O Ubuntu fez de mim alguém mais confiante, resiliente e humilde”.

A condução das sessões ficou a cargo de equipas multidisciplinares de formadores do IPCB e do IPAV, cujo profissionalismo,  pedagogia e capacidade de criar ambientes seguros e acolhedores foram reconhecidos pelos participantes.Integraram estas equipas: Lídia Videira, Regina Vieira, Cláudia Roque, Ana Paula Carmona, Luís Correia, Ana Paula Silva, Rosário Quelhas, Ana Raquel Ribeiro, Sandra Rodrigues, Paula Pereira, Ricardo Martins, Paulo Torres, Catarina Leitão, Ângela Simões, Alfredo Ferreira, Eduarda Guerreiro e Adul Djaló.

A realização da Academia de Líderes Ubuntu no âmbito do Projeto REVUP reforça o compromisso do IPCB com uma educação que valoriza não apenas o desempenho académico, mas também o crescimento humano, o bem-estar emocional e a construção de comunidades mais empáticas e colaborativas. O impacto positivo registado no presente e no anterior ano letivo confirma a relevância da iniciativa, que continuará a integrar a estratégia institucional de promoção do sucesso educativo.

A Academia de Líderes Ubuntu integra o Projeto REVUP – Recursos e Ambientes Colaborativos de Aprendizagem, dedicado à redução do abandono escolar e ao reforço do sucesso académico, da inclusão, do bem-estar e da inovação pedagógica no ensino superior. O projeto desenvolve ações de apoio personalizado, programas de mentoria, ambientes colaborativos de aprendizagem e ferramentas tecnológicas de monitorização e predição de risco académico, sempre com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. O REVUP é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa Impulso Mais Digital.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB