A Galeria António Lopes dá continuação ao ciclo de recitais projetados para este ano na sua sala de exposições temporárias, nos próximos dias 14 e 15 de Novembro.
Fernanda Canaud será a protagonista de dois recitais ao piano, nos quais irá interpretar compositores portugueses e brasileiros.
Na sexta-feira, dia 14 de Novembro, às 17:30 horas, a pianista irá apresentar obras de Luís Pipa, Bruno Martins, Sérgio Azevedo, António Fragoso, Fernando Lopes-Graça, Constança Capdeville, Maria de Lurdes Martins, Luís Pinho Vargas, António Vitorino de Almeida, Viana da Mota, entre outros.
A iniciativa está enquadrada na Covilhã Creative Week e é também uma forma de celebrar a reabertura do espaço dedicado ao professor e artista António Lopes, que foi alvo de uma atualização do design expositivo.
Para sábado, 15 de Novembro, às 16:00 horas, Fernanda Canaud irá interpretar obras de compositores brasileiros, neste que é o dia em que se celebra a Proclamação da República do Brasil.
Os concertos têm entrada gratuita.
Biografia | FERNANDA Chaves CANAUD é uma pianista franco brasileira, Doutorada em Música pela UNIRIO, Mestre em Música Performance na UFRJ, Mestre em Ensino na ESART. Obteve diversos prêmios em concursos de piano no Brasil, entre os quais se destacam o Concurso Internacional de Santa Maria, Jovens Solistas da Orquestra do CBM, Concurso Nacional Arnaldo Estrela, Concurso Nacional Villa-Lobos, entre outros. Trabalhou na organização e fundação da Escola Superior de Música da Universidade Cândido Mendes (Nova Friburgo) e foi sua primeira diretora de 2001 até 2004. Lecionou piano nas Universidades: UNIRIO (RJ) e UNINCOR em Leopoldina (MG) UCAM (NF) e Escola de Música Villa-Lobos (RJ). Desde 2019, após tournée na Europa e Líbano pelo projeto Música No Museu, radicou-se em Portugal, onde leciona piano e música de câmara na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e Conservatório Regional de Música da Covilhã (CRMC).
Em paralelo com as suas atividades acadêmicas, trabalha intensamente como solista, sempre interessada na divulgação da música brasileira clássica e popular. Realiza concertos de música de câmara e também com orquestras na Europa, Oriente Médio e Estados Unidos da América. Da sua discografia constam 8 CDs lançados, além da gravação da Obra Completa Para Violoncelo & Piano de Radamés Gnattali com o músico inglês, radicado no Brasil, David Chew.
Desde 2020 que apresenta projetos na Galeria António Lopes, nomeadamente Concertos Clássicos Pedagógicos, Jardins de Verão, Concertos de Inverno, Concertos Primavera/Verão.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet