"Covilhã Creative Week" desafia comunidade a descobrir espaços culturais do concelho

A IV Covilhã Creative Week, de sábado ao dia 14, desafia a comunidade a descobrir os espaços culturais da cidade e das freguesias do concelho.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-11-04 23:12
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Promovido pelo município da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, o evento inclui uma exposição apresentada em grandes caixas e que fica patente na Praça do Município, visitas a espaços culturais, fábricas e a oficinas, conversas temáticas e outras mostras.

A edição deste ano quer reforçar a estratégia de levar o design para a rua e vai desafiar a comunidade a descobrir os espaços culturais que a Covilhã tem na cidade e em várias freguesias do concelho.

Segundo a autarquia, o objetivo é continuar a alargar esta semana criativa, que arranca no sábado, uma data simbólica em que a Covilhã conquistou a chancela de Cidade Criativa da UNESCO na área do Design, em 2021.

No mesmo dia, em 2022, foi instituído também como o Dia Municipal da Cultura.

Numa nota enviada à comunicação social, a vereadora do município da Covilhã Regina Gouveia explicou que no sábado a entrada nos espaços culturais é gratuita, incluindo os que estão fora da esfera municipal e das freguesias, como seja o Museu dos Lanifícios e o New Hand Lab.

“Vamos desafiar os covilhanenses a uma imersão cultural”, sublinhou.

A sessão de abertura da semana criativa ficará igualmente marcada pela presença de vários representantes de entidades ligadas ao turismo e ao design, bem como autarcas de Castelo Branco, Caldas da Rainha e Leiria, cidades criativas da UNESCO convidadas.

Segue-se a apresentação da exposição “Design Encaixa”, que estará patente na principal praça da cidade, em grandes caixas cúbicas, mas sobretudo com conteúdo relevante, de acordo com a Câmara.

Com curadoria do designer da Covilhã Vasco Pinho, esta exposição é o resultado dos desafios criativos lançados a alunos de escolas do concelho, a alunos universitários e a empresas.

A meta é mostrar o caráter regenerativo e sustentável do design e como é que este pode estar ao serviço das comunidades locais.

Além da exposição, os resultados e as aprendizagens vão estar em análise nas “Conversas com a Cidade: Desafios Criativos Design Encaixa”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB