Festival de Teatro da Covilhã decorre em Novembro com nove espetáculos

A 43.ª edição do Festival de Teatro da Covilhã, que foi hoje apresentada, decorre entre os dias 13 e 22 de Novembro e inclui na sua programação nove espetáculos de teatro e uma exposição.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-10-31 17:36
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

“O Festival de Teatro da Covilhã é um momento de festa e de celebração desta arte que nos é tão querida, o teatro, nas suas diferentes manifestações, quer sejam cómicas ou dramáticas, mais físicas ou mais visuais”, explica em nota de imprensa, a organização.

Sob a direção técnica de Fernando Sena, o Teatro das Beiras propõe nesta edição um conjunto de espetáculos diversificados e para vários públicos.

“Propomos um teatro que nos incita a pensar o nosso tempo (CTB – ‘Os das latas de conserva’), a questionar o que está dentro das nossas cabeças (Escola de Mulheres – ‘A loucura é o mais credível oráculo’), a conhecer os mitos antigos (Teatro de Marionetas do Porto – ‘Orfeu e Eurídice’), a refletir sobre o confronto geracional e a interajuda (Teatro das Beiras – ‘O Coração de um Pugilista’)”, referiu a organização.

O público infantil e juvenil também não foi esquecido nesta 43.ª edição do evento, que decorre na cidade da Covilhã, no distrito de Castelo Branco: “Para as crianças propomos uma abordagem ao poder da infância, da imaginação e da amizade (Karlik danza teatro – ‘Y fuimos héroes’), a envolver as crianças na aventura de salvar o planeta (Companhia Certa da Varazim Teatro – ‘1 Planeta & 4 Mãos’) e para os jovens, abordar temáticas como a corrupção e o abuso de poder (ACTA – ‘Sermão de Sto. António aos peixes… e aos outros pela divina graça do teatro’)”.

Durante o festival decorre também a exposição “Gil Salgueiro Nave, o percurso no Teatro das Beiras”, onde o público tem a possibilidade de conhecer o trabalho de Gil Salgueiro Nave no Teatro das Beiras.

O festival tem início no dia 13 de novembro, com a apresentação, no auditório do Teatro Municipal da Covilhã, a partir das 21:20, da peça “Os das latas de conserva”, pela Companhia de Teatro de Braga.

No dia seguinte, pelas 14:30, os Karlik Danza Teatro sobem ao palco do auditório Fernando Landeira no Teatro das Beiras, com a peça “Y Fuímos Heroes”.

A peça “A Loucura É O Mais Credível Oráculo”, da Escola de Mulheres, vai estar em cena no dia 15, a partir das 21:30, no auditório Fernando Landeira.

No dia 18 decorrem duas sessões (11:00 e às 14:30) no Teatro das Beiras, pela Companhia Certa da Varazim Teatro, com a peça “1 Planeta & 4 Mãos”.

O auditório Fernando Landeira exibe no dia 19, duas sessões (11:00 e às 14:30) da peça “Sermão de Sto. António aos peixes…e aos outros pela divina graça do Teatro”, pela ACTA.

No dia 20, a partir das 21:30, o Teatro de Marionetas do Porto exibe no auditório Fernando Landeira o espetáculo “Orfeu e Eurídice”.

A 43.ª edição do Festival de Teatro da Covilhã encerra no dia 22, com a estreia, no auditório Fernando Landeira, da peça “O Coração de um Pugilista”, pelo Teatro das Beiras.

Os bilhetes podem ser adquiridos através da Ticketline ou nas bilheteiras das salas onde decorrem os espetáculos.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB