Covilhã: Rancho da Boidobra promove “Seminário de Cultura Popular ao Toque do Adufe"

O Seminário de Cultura Popular ao Toque do Adufe vai-se realizar este domingo, 26 de Outubro, na sede do Rancho Folclórico da Boidobra, concelho da Covilhã.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-10-25 17:27
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com a organização deste Seminário, o Rancho pretende proporcionar um maior aprofundamento e estudo das tradições populares.

De referir que o Rancho Folclórico da Boidobra, nasceu nesta freguesia em 23 de julho de 1972, por intermédio de José Fernandes dos Santos (já falecido). Além de fundador, foi também ensaiador quase até ao fim da sua primeira existência, em 1976. Por abandono deste, foram ainda ensaiadores Alberto Ruano, Carlos Pinheiro e Filipe Duarte Augusto.

Houve, ainda, em 1973, e a par do rancho adulto um rancho infantil fundado e ensaiado por José Fernandes, tendo tido vida curta de apenas um ano. É claro que, tanto um como o outro, não tinham qualquer traje, levantamento, recolha e veracidade que os pudessem definir como verdadeiros grupos de folclore representativos da região onde estavam inseridos.

Em 1976, por divergências e conflitos vários, o rancho folclórico acabou por cessar o seu funcionamento.

Em 1983, após oito anos de inatividade, dá-se o ressurgimento, levado a cabo por um grupo de jovens de onde se destacaram Francisco Machado, Gabriela Augusto, Paulo Jerónimo e Otília Augusto. O intento era meramente recreativo isento de uma preocupação rigorosa de defesa do património etnográfico da vila. Para prosseguir com o relançamento do rancho, foi abordado um elemento da primeira formação, Jorge Carvalho, para que este assumisse o cargo de ensaiador e solicitou-se ao Centro de Recreio Popular, CRP, atualmente CCD Estrela do Zêzere, coletividade da terra, e filiada na Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), atualmente INATEL. Nesse mesmo ano o Rancho Folclórico da Boidobra, foi integrado na Secção Cultural da coletividade.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB