Castelo Branco: EKWJS conquista 5 medalhas no Open de Matosinhos

A Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro (EKWJS) conquistou cinco medalhas no Open de Matosinhos realizado este sábado, 11 de Outubro, em mais uma excelente participação no início da nova época desportiva.

  • Desporto
  • Publicado: 2025-10-13 15:14
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Uma de ouro, uma de prata e três de bronze  no no Pavilhão Municipal de Guifões, em Matosinhos, que recebeu cerca de 400 atletas de todo o país, num torneio que marcou o segundo desafio da época para a EKWJS. A escola destacou-se pela consistência e qualidade técnica dos seus jovens karatecas, que brilharam na disciplina de Kumite (combate desportivo).

Sob a orientação do Mestre Joaquim Salgueiro, a equipa mostrou atitude, disciplina e espírito competitivo desde o primeiro combate.

“Estou extremamente orgulhoso da prestação de toda a equipa. Conquistar cinco medalhas num torneio com este nível competitivo é um excelente início de época,” afirma o Mestre Joaquim Salgueiro, em nota de imprensa. “O José Pinto esteve irrepreensível ao garantir o ouro, e todos os nossos atletas, incluindo o Rodrigo Brito, que ficou em 5.º lugar, mostraram uma atitude exemplar” destaca o Mestre

O grande destaque da jornada foi José Pinto, que conquistou a medalha de ouro em Kumite Masculino -63Kg (14/15 anos), após uma série de combates intensos e tecnicamente brilhantes.

Na mesma faixa etária, Guilherme Salgueiro alcançou a medalha de prata em Kumite Masculino -57Kg, demonstrando garra e concentração em cada combate.

Três bronzes e duas estreias no pódio

A EKWJS encerrou a competição com três medalhas de bronze, conquistadas por:

Rafael Pires – Kumite Masculino -44Kg (10/11 anos)

Adriana Rosa – Kumite Feminino -40Kg (12/13 anos)

Diogo Barroso – Kumite Masculino -40Kg (12/13 anos)

Para Rafael Pires e Diogo Barroso, esta foi a primeira subida ao pódio — um marco importante no início das suas trajetórias desportivas.

Rodrigo Brito obteve o 5o lugar em Kumite Masculino -55Kg (16/17 anos) também mereceu destaque, após combates muito equilibrados e disputados até ao fim.

Os atletas Federico Loureiro e Rodrigo Ramalhinho representaram igualmente a escola, somando experiência e contribuindo para o forte espírito de equipa — para alguns, esta foi a primeira prova da época.

Com cinco medalhas conquistadas entre 400 atletas, a Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro reforça o seu estatuto como uma referência nacional na formação de jovens karatecas, aliando resultados desportivos à transmissão de valores como o respeito, a superação e o compromisso.

Em nota de imprensa, a EKWJS agradece ao Município de Castelo Branco pela cedência do transporte, fundamental para a participação da equipa neste torneio. O apoio institucional é essencial para o desenvolvimento desportivo e para a valorização dos jovens atletas do concelho.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB