Castelo Branco: APPACDM celebra inclusão internacional nos Summer Games 2025 em Aveiro

A cidade de Aveiro acolheu os Summer Games 2025, uma iniciativa promovida pelo Special Olympics Portugal, que reuniu centenas de atletas com deficiência intelectual oriundos de vários países, numa verdadeira celebração da inclusão através do desporto.

  • Desporto
  • Publicado: 2025-09-12 06:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco esteve representada por sete atletas, que participaram nas modalidades de Ténis de Mesa, Ginástica Rítmica e Natação, a saber Jorge Mendes, João Gomes, João Carlos Teixeira, Isabel Lourenço, Beatriz Rodrigues, Rafaela Louro e Raquel Mendes.

O evento contou com a presença de representantes do Comité Olímpico de Portugal, do Comité Paralímpico de Portugal, de membros do Governo, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Fundação INATEL, Special Olympics Europa/Eurásia, da Universidade de Aveiro, da Câmara Municipal de Aveiro, bem como de várias federações e associações desportivas nacionais.

A cerimónia de abertura decorreu no Rossio de Aveiro, com a chegada simbólica da Tocha Olímpica, tendo percorrido diversos pontos emblemáticos da cidade antes de seguir, a bordo de um moliceiro, até à pira olímpica. A campeã olímpica Rosa Mota esteve presente neste momento emblemático, acompanhando a Torch Run, dinamizada pela Polícia de Segurança Pública em articulação com a organização do Special Olympics Portugal.

Todas as provas foram organizadas com base no sistema de divisioning, metodologia adotada pelos Special Olympics que visa garantir a equidade competitiva, agrupando os atletas de acordo com a sua idade e nível de competência. É importante referir que, na maioria das modalidades, o nível 1 representa o mais elevado grau de dificuldade e exigência, enquanto o nível 4 corresponde a atletas com habilidades de iniciação. No entanto, na Ginástica Rítmica, esta lógica é invertida: o nível 1 é reservado aos atletas com habilidade iniciais, sendo o nível 4 o mais avançado.

Na modalidade de Ténis de Mesa, os atletas Jorge Mendes, João Gomes e João Carlos, que competiram no nível 1, conquistaram, respetivamente as medalhas de ouro, prata e bronze. Já a atleta Beatriz Rodrigues, a competir no nível 3, terminou a sua participação num honroso 4º lugar.

Na Ginástica Rítmica, as atletas competiram no nível 1, correspondente ao grau de iniciação técnica, com presença nos aparelhos de arco, bola e maças. Isabel Lourenço obteve dois quartos lugares nas séries de arco e bola, tendo-se destacado ao alcançar o primeiro lugar no exercício com maças. Beatriz Rodrigues também se evidenciou, tendo alcançado o quarto lugar nas séries de arco e bola, e conquistado o terceiro lugar na prova de maças. 

Na Natação, a atleta Rafaela Louro, no nível 1, alcançou o segundo lugar nas provas de 100 metros e 50 metros livres, e venceu a prova de 25 metros mariposa. Por sua vez Raquel Mendes, que competiu em dois níveis distintos, obteve o primeiro lugar nos 100 metros livres e o segundo lugar nos 50 metros livres no nível 2, tendo ainda alcançado o terceiro lugar na prova de 25 metros livres do nível 1.  A nadadora Isabel Lourenço, por sua vez, obteve um quarto lugar nos 25 metros costas e um sexto lugar nos 25 metros livres, ambas as provas disputadas no nível 1.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB