Castelo Branco: Presidente da Câmara acusado de “desculpas de mau pagador”

Castelo Branco não vai ter hospital privado, pelo menos para já, nem vai ter financiamento Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 4 milhões de euros para as obras de requalificação da Escola Secundária Amato Lusitano.

  • Região
  • Publicado: 2025-07-01 16:09
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em conferência de imprensa realizada esta 3ªfeira, 1 de Julho, os Vereadores do SEMPRE, Luís Correia e Jorge Pio reiteram que por mais que o Presidente da Câmara tente iludir as pessoas ou que venham dizer “que somos todos iguais”, o Movimento Independentemente não pode ficar indiferente e parado perante o que o atual Executivo está a fazer a Castelo Branco.

O SEMPRE começa por dar o exemplo, da Assembleia Municipal que decorreu esta 2ªfeira, 30 de Junho, “a que todos nós assistimos a um espetáculo lastimoso.

Na verdade, é lamentável ver que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, na última reunião de câmara não tenha respondido às questões que os vereadores do SEMPRE lhe colocaram e que só responda às mesmas perguntas em assembleia municipal. E de forma pouco esclarecedora!

É lamentável que um Presidente de Câmara, ao fim de 4 anos de mandato ainda se desculpe com os mandatos passados para a não concretização das suas promessas, demonstrando, que ou não estava preparado para o cargo, ou apenas procurou iludir os albicastrenses com as suas muitas promessas. Mas neste caso, como em muitas outras, as duas situações que hoje apontamos, são da exclusiva responsabilidade do atual Presidente de Câmara” afirma Jorge Pio.

O vereador aponta a forma como Leopoldo Rodrigues procura iludir os albicastrenses e esconder os seus insucessos e dá o exemplo do Hospital Privado em Castelo Branco e a da, Escola Secundária Amato Lusitano

“Queremos desde já aqui dizer, que não vai haver hospital privado em Castelo Branco. Pelo menos o tao propalado até aqui projeto de hospital.

Aliás, só falamos publicamente sobre este projeto concreto porque, apesar de ser um investimento privado, o atual Presidente de Câmara, além de ter feito questão de isso ser notícia por três ou quatro vezes na imprensa local, também o fez nas suas redes sociais pessoais. 

Como sabem, a Câmara Municipal aprovou a venda em hasta publica dos lotes 6 e 7 na Cruz de Montalvão, para construção de equipamentos privados de utilização coletiva, tendo-se concretizado a venda do lote 7 e mais tarde vindo a ser revelado que se destinava a um hospital privado.

Aquando da venda em hasta publica, ficou definido um ónus, que dizia respeito à obrigação de apresentar o projeto de arquitetura no prazo de um ano.

Dado que a escritura foi realizada no dia 23 de maio de 2024 (ver noticia do Jornal Reconquista de 29/05/2024), a data limite para a apresentação do projeto foi a 23 de maio de 2025, data já ultrapassada. Veja-se o edital da hasta publica.

Depois de tanto anúncio sobre a construção do hospital, páginas e páginas de jornal, parece que tudo se gorou…

Lamenta-se que o Sr. Presidente da Camara Municipal de Castelo Branco, perante esta realidade, em Assembleia Municipal, tenha-se entretido a justificar-se com atrasos de instituições, nomeadamente a APA, e não tenha procurado esclarecer devidamente todo o tema.  Ao arranjar manobras distratórias, a única coisa que pretendeu, foi mesmo disfarçar a realidade nua e crua.

O certo é que o percebemos das palavras do Sr. Presidente que ainda não tinha sido entregue no Município o projeto de arquitetura. Porque é que não esclareceu objetivamente?

Lamenta-se igualmente que o Sr. Presidente em vez de referir mensagens privadas com o promotor não tenha acompanhado de perto o assunto junto da APA, aliás como habitualmente os Presidentes de Câmara fazem com as instituições estatais.

O ponto que se coloca, é que haja ou não atraso na emissão de parecer por parte da APA, o promotor sabia que tinha um prazo limite para apresentar o projeto, nada justificando que tivesse ultrapassado o prazo estabelecido em hasta publica.

Lamenta-se também que o Senhor Presidente, em vez de acusar uma instituição como a APA, não tenha antes, perguntado à instituição sobre o assunto, como aliás, seria normal um Presidente de Camara fazer.

Aliás os vereadores do SEMPRE, já solicitaram uma reunião ao senhor Presidente da APA, para manifestar a preocupação por estas situações e ao mesmo tempo, esclarece-las. Até porque o Sr. Presidente acusou a APA de outros atrasos com pareceres solicitados. Estamos e estaremos em defesa de Castelo Branco.

Ontem percebemos, pelas palavras do Sr. Presidente, que ainda não deu entrada na Camara Municipal de qualquer projeto de arquitetura. A ser verdade, achamos estranho que os promotores do projeto, tenham afirmado ao Jornal Reconquista, em 28 de novembro de 2024, que as obras iniciariam no primeiro trimestre de 2025. O que ainda não se verificou.

E que o Sr. Presidente da Camara em abril deste ano, ou seja, a cerca de um mês do prazo limite para apresentar o projeto, tenha afirmado “Passo a passo vamos construindo o futuro. Estamos a trabalhar em prol do Castelo Branco e dos albicastrenses. Estamos a dar um novo impulso à saúde, estamos a dar um Novo Impulso a Castelo Branco”. Se não sabia que não havia nenhum projeto, devia saber, devia-se informar antes de fazer estas afirmações. Mais uma vez, demonstra a sua grande ânsia de anunciar e de fazer propaganda. 

Este é o melhor exemplo para mostrar que não há um Novo Impulso como frequentemente afirma. O novo impulso, tao propagandeado pelo Partido Socialista, não passa mesmo de uma ilusão.

Para não se iludir a si próprio, aconselhamos mesmo o Sr. Presidente a informar-se junto da APA, sobre o projeto, pois temos a certeza que a sua intervenção contribuirá para o melhor funcionamento das instituições e um completo esclarecimento de todos os albicastrenses.

Mas também solicitamos ao Sr. Presidente, que da mesma forma que anunciou várias vezes o hospital privado, diga agora aos albicastrenses se haverá ou não hospital privado. Sabemos que não tem a responsabilidade de construir hospitais privados, mas esta é a sua única responsabilidade, a de esclarecer os albicastrenses. Até porque foi ele próprio que o anunciou diversas vezes em diversos meios de comunicação.

Afirmamos aqui que desejamos mais equipamentos de saúde em Castelo Branco, privados ou públicos. Só temos pena que isto seja tratado como propaganda, e nada de concreto se vê,

Vamos então esclarecer outro assunto que o Sr. Presidente não quis responder na última reunião de Camara, e que em assembleia municipal, respondeu à pergunta, mas não o fez na totalidade.

Para isto vamos recordar o Jornal Reconquista de 11 de janeiro de 2024, onde o Sr. Presidente de Camara anuncia obras de requalificação na Escola Secundária Amato Lusitano, e até um novo pavilhão, no valor de 4 milhões de euros.

Anuncia igualmente que este investimento será financiado através do PRR.

Sabemos que em abril do mesmo ano (2024), foi aberto um concurso para a elaboração do projeto.

Passado mais de um ano, ao que sabemos, ainda não foi aberto concurso para a referida obra de requalificação. Só falta agora afirmar que a culpa é do passado, mas mais uma vez, se vê a falta de agilidade na concretização.

Mas mais, ao que sabemos, o município de Castelo Branco, nem sequer apresentou candidatura ao financiamento PRR para esta obra (contrariamente ao anunciado), perdendo-se assim 4 milhões de euros que muito contribuiriam para as finanças da Câmara Municipal e para a economia do concelho.

Lamentavelmente, o Sr. Presidente da Câmara, desculpa-se frequentemente com o passado, com os mandatos anteriores.

Mas como vemos aqui, nua e cruamente, nestes casos, o único passado foi o do próprio Leopoldo Rodrigues. Aqui, por mais que tente, não encontrará outros responsáveis. 

Proximamente, aqui estaremos para esclarecer outras situações em que a desculpa com o passado não passa de uma “desculpa de mau pagador”, terminam a conferência de imprensa os Vereadores do SEMPRE - Movimento Independente

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB