Por: Diário Digital Castelo Branco
Ao início da tarde deste domingo, a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã voltou a reunir (no seguimento das reuniões bi-diárias), tendo estado presentes as dez juntas e uniões de freguesia do concelho. Para além de ficarem a par dos trabalhos que estão a ser feitos no terreno, fizeram o report de várias situações e pontos críticos em cada uma das freguesias.
Segundo a informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, agradeceu a presença de todos enaltecendo o seu empenho e colaboração. Referiu que, juntamente com outros autarcas, tem pressionado o governo, dada a gravidade da ausência de energia, estando em contacto permanente com o Secretário de Estado da Administração Local. O autarca referiu que, até aquele momento, havia cerca de 7000 clientes sem energia no concelho. E os que têm energia, alguns são com recurso a fontes alternativas. No que diz respeito à média tensão, só no concelho, foram derrubados pela tempestade cerca de 30 postes. Só depois de reparada a média tensão é que se passará à reparação da baixa tensão. Relativamente ao PT (Posto de Transformação) do Painho vai ser restabelecido o mais breve possível dada a relevância no abastecimento de água (através de bombas elétricas). O autarca aproveitou para informar que, hoje, o responsável regional da E-redes está no terreno a acompanhar os trabalhos. Em relação ao fornecimento de energia elétrica através de gerador, prevê-se que aconteça ainda hoje em Cumeada, Marmeleiro e Várzea dos Cavaleiros.
Foi deixado novamente apelo no sentido de consciencializar a população para reduzir o consumo de energia elétrica ao mínimo, dado que o gerador é uma solução alternativa e limitada, devendo ser gerida o mais racionalmente possível. O apelo estende-se também ao consumo de água.
No que diz respeito ao abastecimento de água, verificam-se algumas falhas causadas por ruturas provocadas pela queda de árvores e levantamento de raízes, sendo que equipas municipais estão no terreno a trabalhar dia e noite na reparação de condutas.
Relativamente à abertura de escolas do Agrupamento de Escolas da Sertã, mantém-se a informação do briefing anterior, mantendo-se a abertura: dos 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, Cursos Profissionais e Jardim de Infância da Sertã. Diversas escolas básicas do concelho sofreram danos e não reúnem, para já, condições de segurança.
No que diz respeito à Ação Social, para além dos técnicos do município, estão também no terreno assistentes sociais da Segurança Social, concretamente na ZCAP (Zona de Concentração e Apoio à População). Esta resposta social tem acompanhamento 24 horas por dia e conta com 14 desalojados. Registam-se também 23 deslocados noutros tipos de resposta social.
Em termos operacionais, no dia ontem, contabilizaram-se 159 pessoas, 52 veículos e oito máquinas no terreno, integrando diversas entidades: Bombeiros Voluntários da Sertã, Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, Infra-Estruturas de Portugal, Câmara Municipal da Sertã, Serviço Municipal de Proteção Civil da Sertã e Sapadores Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e da APROFLORA.
Ambas as corporações do concelho têm respondido diariamente a várias ocorrências no terreno, desobstrução de acessos, abastecimento de água a depósitos, assim como a atividade operacional diária.
No que diz respeito à desobstrução de acessos, foi sublinhado que a prioridade incidiu em abrir o máximo de estradas nos primeiros dias, deixando uma faixa circulável, sendo que, nos próximos dias, progressivamente ficarão retomadas ambas as faixas.
Na reunião foi deixado o apelo para a população não doar bens alimentares, dada a dificuldade de armazenamento. Apenas estão a ser recebidas doações de lonas, plásticos e telhas, que poderão ser deixadas nos Estaleiros Municipais da Sertã, todos os dias das 8 às 17H. A União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais disponibilizou o Auditório da Sede da União de Freguesias, para quem necessitar de trabalhar em regime de teletrabalho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet