Arte albicastrense exposta em Bruxelas durante três dias

Castelo Branco marcou presença na exposição ‘Portugal Cerâmico’ no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a peça ‘Águas Paradas’, da autoria de Teresa Martinho. 

  • Cultura
  • Publicado: 2025-06-15 17:32
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trata-se de uma obra em argila branca, vermelha, verde e amarela e vidrado, integrante da coleção ‘Elementos’ que representa os 4 elementos da Natureza: Terra, Água, Ar e Fogo. 

A mostra esteve patente de 3 a 6 de Junho, no edifício Spinelli do Parlamento Europeu, numa iniciativa conjunta da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas, da qual o Município de Castelo Branco faz parte, e do eurodeputado Hélder Sousa Silva, com o apoio da Embaixada de Portugal na Bélgica. 

Em nota de imprensa, o Gabinete de Comunicação e Imprensa refere que a Chefe de Divisão de Museus e Cultura da Câmara Municipal, Sónia Abreu, participou na inauguração da exposição, em representação do Município de Castelo Branco. 

A mesma nota diz que a exposição contou com 23 peças únicas de diversas localidades, numa verdadeira celebração da cultura portuguesa, que pretendeu promover o desenvolvimento económico, turístico e cultural dos territórios com forte ligação à cerâmica, colocando esta atividade na agenda europeia. 

“Constituiu, igualmente, um momento de internacionalização do setor e valorização do papel das autarquias na preservação e reinvenção do património cerâmico, que conjuga arte, tradição e inovação. No terceiro piso do Parlamento Europeu, também houve trabalho de olaria ao vivo, com os artesãos José Luís Pires e Fernando Russo, oriundos de Mafra e Barcelos, respetivamente, a modelarem o barro e a transformá-lo em diversas figuras. Recorde-se que Castelo Branco aderiu, a 4 de novembro de 2022, à Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas, que tem 31 membros efetivos e engloba os principais centros cerâmicos do país. 

A formalização desta adesão ocorreu em Barcelos, com a Associação a ter em consideração o trabalho do Museu Cargaleiro e da artista plástica Rosário Bello”, lê-se no documento da Câmara Municipal enviado à comunicação social.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB