Castelo Branco: Docente da Superior de Artes investiga “A Letra como Signo de Identidade Visual Corporativa” ao concluir o doutoramento

O docente da Escola Superior de Artes Aplicadas Daniel Raposo concluiu, no passado dia 24 de maio, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa o seu doutoramento com a tese intitulada “A Letra como Signo de Identidade Visual Corporativa: Codificação e Descodificação do Sistema de Identidade”.

  • Educação
  • Publicado: 2012-05-30 10:30
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O docente da Escola Superior de Artes Aplicadas Daniel Raposo concluiu, no passado dia 24 de maio, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa o seu doutoramento com a tese intitulada “A Letra como Signo de Identidade Visual Corporativa: Codificação e Descodificação do Sistema de Identidade”.

O objetivo da investigação foi o de “contribuir para uma melhor compreensão dos processos de definição de significados e o respetivo entendimento que o público tem dos elementos de design, criados e selecionados pelos designers, de acordo com os objetivos de determinada empresa. Daniel Raposo pretendeu ainda “definir um modelo de avaliação simbólica de logótipos e da letra usada pelas empresas, atendendo aos interesses estratégicos da empresa, produto ou serviço no mercado em que operam”.

Segundo o investigador, “o designer de comunicação atua como mediador da mensagem corporativa, agindo sobre o modo como as organizações materializam graficamente o seu modo de pensar. Porém, são escassos os estudos sobre o modo como a comunicação visual influencia a perceção pública e a reputação empresarial (Imagem Corporativa)”, refere.

Esta tese pretende compreender os processos de definição de significados e o respetivo entendimento que o público tem do design gráfico, em particular, no âmbito de projetos de Identidade Visual Corporativa. Para tal, a intenção de empresas e designers é confrontada com a perceção pública, obtendo informações sobre os significados e associações secundárias criados pela letra usada pelas empresas, de modo a perceber como influenciam a definição da Imagem Corporativa.

O processo metodológico compreendeu uma fase de Investigação Não Intervencionista e outra Intervencionista. A Investigação Não Intervencionista, baseou-se no Estudo de Casos, num questionário destinado a um público geral que excluiu designers, estudantes de Design ou publicidade, procurando identificar as conotações base e secundarias dos logótipos, e posteriormente avaliar a tipografia corporativa usadas nos logótipos, sem interferência do nome de marca. A Investigação Ativa consistiu na experiência pela prática de princípios e conceitos discutidos através da literatura da especialidade.

Através dos dados obtidos foi possível compreender melhor o modo como se pode atribuir e gerir o significado dos logótipos e das letras, bem com dum método de avaliação que permite melhorar e eficácia da comunicação empresarial.

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