Castelo Branco: APPACDM destaca-se em Tondela

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se à cidade de Tondela para disputar os 7º Jogos Regionais de Tondela/ II Encontro de Desporto Inclusivo, no âmbito do movimento Special Olympics Portugal. 

  • Desporto
  • Publicado: 2024-07-06 08:01
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Este evento foi organizado pela Cooperativa de Solidariedade Social Vários, em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento 200 atletas de todo o país. O evento contou com a realização de Rastreios de Saúde, para além das competições de Ténis de Mesa e Futsal.

A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Jorge Mendes, João Gomes, Guilherme Morão, João Carlos e Noel Gonçalves, acompanhados tecnicamente pelo técnico de desporto adaptado Pedro Pires.

Em termos organizativos e competitivos, o torneio desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades e idades dos praticantes. 

A nível classificativo, no ténis de mesa Jorge Mendes sagrou-se vencedor do nível 1 avançado, alcançando vitórias em todos os jogos disputados. No mesmo nível João Gomes ficou com a prata e o atleta João Carlos alcançou o 4º lugar da classificação. No nível 2 avançado, o atleta albicastrense Guilherme Morão conseguiu conquistar a medalha de prata, e por sua vez Noel Gonçalves (nível 2 -37-50 anos) alcançou um honroso 4º lugar no seu respetivo grupo.

Quanto à classificação do Futsal, a equipa da APPACDM de Castelo Branco ficou inserida no nível 1 (nível mais elevado) e alcançou o 4º lugar na classificação geral.

Neste tipo de eventos para além da vertente desportiva privilegia também a inclusão social. Assim, os atletas foram brindados com um jantar de Gala, contando com muitos momentos musicais e onde foram entregues lembranças a todos as instituições e clubes participantes.

PUB

PUB

PUB

PUB