Diário Digital Castelo Branco - Tejo recebe 10° Cruzeiro Religioso e Cultural Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Tejo recebe 10° Cruzeiro Religioso e Cultural

A peregrinação fluvial de carácter religioso e cultural vai ter início esta sexta-feira, 17 de Maio, nas margens do Tejo Internacional situadas em Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova, passando por Vila Velha de Ródão antes de seguir o percuso fluvial até Oeiras, onde chegará a 30 de Maio.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-05-15 17:40
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trata-se de um percurso de mais de 340 kms que será percorrido quase sempre pelo rio. Sendo o núcleo central do Cruzeiro constituído por barcos tradicionais, é de destacar as bateiras, que são os barcos tradicionais dos pescadores avieiros e que foram eternizados por Alves Redol no seu livro “Os Avieiros”.

O Cruzeiro tem diversos objectivos, mas um deles, é celebrar e lembrar a memória do Tejo quando era um espaço a fervilhar de actividade e a verdadeira autoestrada para o transporte de mercadorias e de pessoas.

Que ao longo do tempo foi perdendo a sua importância e actividade no transporte de bens e pessoas. Em Vila Velha de Ródão terá acabado com a chegada do comboio no final do sec. XIX e em Abrantes terá acabado em 1944 com a chegada da camioneta. Ficaram as comunidades piscatórias ao longo de todo o rio e que ainda hoje mantêm as as suas actividades de pesca.

Em virtude das dificuldades e dos perigos da navegação fluvial todas estas comunidades sempre tiveram um grande fervor religioso. É nasequencia de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém sobre os Avieiros e em conjunto com a Igreja Católica que nasce a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em honra de quem é realizado o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. A imagem da Nossa Senhora do Avieiros e do Tejo foi consagrada na catedral de Santarém, pelo bispo de Santarém e foi corada em Vila Velha de Ródão pelo bispo de Portalegre e foi abençoada pelo Patriarca de Lisboa na Azambuja.

O Cruzeiro conta com o apoio de perto de 160 entidades ao longo do Tejo, entre elas câmaras, juntas de freguesia, paroquias. Entidades como o Ministério do Ambiente, o Ministério da Administração interna, Ministério da Defesa, a Guarda Nacional Republicana, (a divisão do Sepna que costuma acompanhar-nos ao longo de todo o Cruzeiro), a Marinha, , a Capitania do Porto de Lisboa, conta também com o apoio de associações, colectividades e empresas ao longo do rio. E este ano conta com o Alto Patrocínio do Presidente da Republica de Portugal.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB