O Parque Urbano Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, foi nomeado para os Prémios Nacionais de Arquitectura FORMA 2023, na categoria Espaço Público.
O projecto de Verónica Mota Almeida e Diamantino Oliveira, arquitetos do Ateliervmdo – arquitectura paisagista, para o Parque Urbano Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, é um dos cinco finalistas na categoria de Espaço Público dos Prémios FORMA 2023. Concorre com a obra da Praça e Posto de Turismo do Piodão, com a Rua do Mirante no centro histórico do Porto, com o projecto “Fórum” em Guimarães e a Praça do Estreito na Calheta, na Madeira.
Dos trinta projectos selecionados nas seis categorias a concurso, a região centro de Portugal encontra-se representada com dois projectos de espaço público, a Praça e Posto de Turismo no Piodão e o Parque Urbano Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, sendo este último o único projecto da região da Beira Baixa.
A inauguração da exposição dos trabalhos finalistas e a cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar na Fundação de Serralves, no Porto, no próximo dia 18 de Maio.
O Parque Urbano da Cruz do Montalvão, cuja obra foi concluída em 2023, foi promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, na sequência de um procedimento pré-contratual de concurso público de concepção. O parque constitui uma nova centralidade na cidade mediterrânica de Castelo Branco, uma cidade no clima quente e seco do interior centro de Portugal. As suas condições territoriais e urbanas, sem "natureza" para viver ou estar (como um rio permanente, uma montanha ou uma praia...), fazem dela um caso peculiar no contexto das cidades europeias. A sua abertura transformou o que antes era um terreno expectante num parque público atrativo para muitos, respondendo a vários desafios urbanos e ambientais, proporcionando uma resposta social alargada e quotidiana e contribuindo para a adaptação da cidade às alterações climáticas e a introdução de habitats e biodiversidade em contexto urbano. O parque apesar da sua infância, é hoje, um novo espaço de encontro da cidade, em toda a sua diversidade e promotor da criação de um sentimento de pertença e de comunidade.
O projecto elaborado, entre 2017 e 2018, e aberto ao público em 2023, venceu, o ano passado, o Prémio Nacional de Arquitectura Espaço 2023, na categoria de Espaço Público, uma iniciativa promovida pela Anteprojectos, e foi distinguido internacionalmente, com o 2º prémio do City’Scape Award 2023 – Landscape as Strategy, promovido anualmente em Itália pelo CNAPPC - Consiglio Nazionale degli Architetti, Pianificatori, Paesaggisti e Conservatori and the Ordine degli Architetti PPC di Milano, e organizado pela PAYSAGE e pela revista internacional TOPSCAPE, que distingue os projectos no âmbito da arquitectura paisagista com um papel estratégico na resiliência urbana e social em contexto das alterações climáticas, nomeadamente na construção de ecossistemas em meio urbano e na criação de espaços de sociabilidade e promoção de pertença.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet