Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de dezembro de 2023

Medicina: Castelo Branco promove 2° Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

Por: Diário Digital Castelo Branco

O segundo Congresso Internacional de Cuidados Paliativos de Castelo Branco vai decorrer de 14 a 16 do mês de Março de 2024, no Cine-Teatro. 

A informação, chegada ao Diário Digital Castelo Branco, refere que este será um Congresso de elevado nível científico, integrando preletores nacionais e internacionais de grande prestígio, o que, conjugado com a variedade e atualidade dos temas a abordar, irá conferir uma elevada qualidade científica e pedagógica ao evento.

A 2ª edição do Congresso Internacional de Cuidados Paliativos de Castelo Branco continua a ser organizada pela Ad Médic, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. 

O público interessado pode consultar todo o programa científico aqui.

De referir que o Paliativismo ou cuidados paliativos é o conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição de sofrimento mais comum em pacientes terminais ou em estágio avançado de determinada enfermidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, os “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

E, para isso, é fundamental a atuação de uma equipe interdisciplinar que ofereça além de um trabalho de qualidade com técnica, os cuidados integrais e humanizados para o paciente e toda sua rede de apoio.

Destaca-se que, os Cuidados Paliativos, precisam ser compreendidos como uma política pública e se integrar a todos os níveis de complexidade da saúde, para garantir o direito de oferecer uma assistência integral a todas as pessoas que se encontram fora de possibilidade de cura.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!