Por: Diário Digital Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) esteve presente na Mostra Tecnológica do Mar, onde em parceria do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) algumas espécies piscícolas de águas interiores, no âmbito dos projetos "Ensaio de adaptação de alevins e juvenis de achigã (Micropterus salmoides) a diferentes alimentos compostos comerciais” e “Caracterização físico-química do músculo de achigã (Micropterus salmoides), espécie piscícola regional com interesse para a alimentação humana”, entre outros.
A mostra de tecnologia contemplou a dinamização de palestras, mesas redondas, debates sobre a economia do mar na Região Centro e as oportunidades e desafios do setor, assim como momentos de networking.
Empresas, Centros de I&D e entidades regionais e nacionais ligadas à Economia Azul ficaram assim a conhecer os produtos, serviços e tecnologias, com potencial comercial e impacto económico, desenvolvidas pelos docentes e investigadores da Escola Superior Agrária do IPCB e com prototipagem no CATAA. Como exemplos, destacam-se as Conservas de Peixe do Rio - Bem Amanhado - que confecionam iguarias da região da beira interior e pinhal interior, de forma cuidada, genuína e inovadora, e a fumagem e a salga de peixe de rio.
As preocupações ambientais também estão presentes nos trabalhos desenvolvidos, uma vez que têm sido utilizadas, preferencialmente, espécies piscícolas exóticas, que destroem os ecossistemas onde são introduzidas e que, ao serem retiradas para consumo humano, dão espaço para que as espécies piscícolas nativas se possam desenvolver mais facilmente.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet