O socialista Leopoldo Rodrigues faz um balanço positivo do primeiro ano de mandato à frente da Câmara de Castelo Branco, do qual destaca o novo centro de saúde de Alcains, um dos compromissos assumidos que está a ser concretizado.
Em declarações à agência Lusa, Leopoldo Rodrigues disse que há um conjunto de compromissos que tinham sido assumidos pelo PS e que “já se estão a concretizar”.
“Dou alguns exemplos: a devolução de 2,5% do IRS no ano que está em curso. Aprovámos também, para o próximo ano, os 03% de devolução do IRS e esta é uma promessa que tínhamos assumido na campanha eleitoral de, gradualmente, irmos devolvendo o IRS às famílias”, frisou.
O autarca socialista realçou ainda um conjunto de apoios às famílias que o seu executivo está a concretizar.
“Há um conjunto de propostas que já estão em desenvolvimento. Eu recordo a questão do pagamento das refeições aos alunos que frequentam o pré-escolar, mas também os primeiro e segundo anos do 1.º ciclo do ensino básico que já está em curso este ano letivo e que, no próximo, se prolongará para os 3.º e 4.º anos. Tinha sido também um compromisso que tinha sido assumido com as famílias albicastrenses e estamos a concretizá-lo”, sublinhou.
Aliás, o apoio às famílias é uma das bandeiras do executivo liderado por Leopoldo Rodrigues, que destacou também “a devolução às famílias que pagam creche, até ao valor de 150 euros”.
“Acreditamos que seja uma ajuda importante. Estas medidas têm um objetivo, que é o de incentivar a fixação de jovens e a natalidade”, sustentou.
No que diz respeito ainda à escola, o executivo tem em desenvolvimento, este ano letivo, o projeto que designou por “escola a tempo inteiro”.
“Contratámos 67 técnicos, muitos deles técnicos superiores e depois alguns assistentes técnicos, que trabalham em conjunto com as escolas no sentido de ter os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo com a possibilidade de serem acompanhados desde as 08:00 até às 18:30”, salientou.
Já no setor da saúde, uma das grandes bandeiras da campanha eleitoral do atual presidente da Câmara de Castelo Branco, a construção de um novo Centro de Saúde na vila de Alcains, a segunda maior freguesia do concelho, surge como destaque.
“Temos numa fase muito adiantada o projeto para o centro de saúde de Alcains e também para a Unidade de Saúde Familiar (USF), que irá ter a sua construção em Castelo Branco, com a reabilitação de um imóvel no centro da cidade. São duas propostas fundamentais”, afirmou.
Leopoldo Rodrigues assumiu que o centro de saúde de Alcains foi uma das “grandes bandeiras” na campanha eleitoral.
“São dois projetos financiados no âmbito do PRR [Programa de Recuperação e Resiliência]. Já fizemos a candidatura para o Centro de Saúde de Alcains e quando abrir o aviso faremos o mesmo para a USF”, disse.
Em relação às empresas e à empregabilidade, o autarca realçou que já no decorrer do seu mandato reabriu a fábrica de confeções de Alcains, a Dielmar.
“Tínhamos apanhado um susto enorme na fase de pré-campanha e depois, na campanha eleitoral, quando a administração da Dielmar anunciou a insolvência da empresa”, adiantou.
O autarca lembrou que na altura foram lançadas para o desemprego mais de 200 pessoas e um dos compromissos que assumiu foi tudo fazer para, em conjunto com o Governo, encontrar uma solução para a empresa.
“Conseguiu-se encontrar um investidor que tomou em mão a Dielmar e hoje o emprego em Alcains é uma realidade e a empresa está a produzir. Foi um processo difícil que envolveu o empenho do Governo e no qual intercedemos para se vir a concretizar”, sustentou.
O executivo liderado por Leopoldo Rodrigues teve de resolver outro “susto” no campo da empregabilidade em Castelo Branco: “Tivemos também um pequeno susto quando a Altice manifestou a intenção de disponibilizar as instalações que estão protocoladas com a Câmara Municipal na Carapalha. Felizmente, também conseguimos sensibilizá-los para a importância daquele espaço e do emprego que criam em Castelo Branco”, disse.
Segundo o autarca, aquilo que aconteceu foi que a empresa acabou por deslocalizar para Castelo Branco um conjunto de operações que resultarão na admissão de 200 novos trabalhadores.
“Também aqui podemos dizer que se cumpriu um dos nossos objetivos que é manter e aumentar o número de pessoas a trabalhar no concelho”, referiu.
O autarca socialista destacou ainda que estão em desenvolvimento um conjunto de outros projetos que são “muito importantes” para o desenvolvimento do concelho de Castelo Branco.
“Quanto às freguesias, temos estado a articular com os autarcas locais. Há um conjunto de projetos em desenvolvimento. Não são coisas que se realizam de um dia para o outro, mas acreditamos que no final dos quatro anos daremos cumprimento àquilo que são os nossos compromissos perante os albicastrenses”, concluiu.
Leopoldo Rodrigues destacou ainda a entrada em funcionamento de uma nova concessão nos transportes que permite ao executivo “dar cumprimento a outro compromisso muito importante” que assumiu: “Termos o transporte a pedido ou chamado transporte flexível. Hoje, é uma realidade no concelho”.
Por último, destacou a recente apresentação da estratégia de Castelo Branco para as cidades criativas e para ser candidata às cidades criativas da UNESCO, no âmbito do artesanato.
“Estamo-nos a candidatar com o Bordado de Castelo Branco que é uma referência do concelho e da região. Consideramos que esta é uma candidatura importante e pertinente, que dará outro alento ao bordado de Castelo Branco, independentemente do resultado final”, frisou.
O executivo da Câmara Municipal de Castelo Branco é composto por três eleitos do PS (Leopoldo Rodrigues, Hélder Henriques e Patrícia Coelho), três do Sempre – Movimento Independente (Luís Correia, Jorge Pio e Ana Teresa Ferreira) e um do PSD (João Belém).
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet