Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 28 de outubro de 2022

42° Aniversário: Politécnico de Castelo Branco pede apoio de todos para aposta na ciência e no ensino superior

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) defendeu hoje que a aposta na ciência e no ensino superior deve ter o apoio de todos pelo impacto que tem no desenvolvimento, coesão, competitividade e conhecimento.

“Neste momento, contabilizamos mais de 1.800 novos estudantes colocados nos diferentes níveis de formação. São resultados muito animadores e são motivo de orgulho para toda a comunidade académica, confirmando o crescimento sustentado vivido nos últimos anos”, afirmou António Fernandes, durante a cerimónia comemorativa do 42.º aniversário do IPCB.

Através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) estão no IPCB 741 novos estudantes (em 2021 foram 665) e através de outros regimes entraram, este ano, 547 novos alunos (em 2021 foram 525). Já no concurso local da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) entraram mais 46 estudantes.

No que diz respeito a outros níveis de ensino, encontram-se colocados 200 novos alunos nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e 281 nos mestrados, sendo que a instituição ainda aguarda pela 3.ª fase de candidaturas em alguns cursos.

“Estes são os números reais. São factos. Sem manobras e sem demagogias. E é para estes números que muitos, diariamente, e responsavelmente, trabalham. Outros afadigam-se na construção de ilusões e deturpações”, sublinhou.

António Fernandes, que está a iniciar um novo ciclo de quatro anos à frente da presidência do IPCB, quer continuar a afirmar a instituição enquanto instrumento para o desenvolvimento coletivo.

Para isso, definiu como áreas principais de intervenção, a especialização e diversificação de uma oferta formativa com um ensino de excelência, a consolidação e valorização da investigação com a dinamização de ambientes de I&D+I [Investigação, Desenvolvimento e Inovação], a cooperação institucional, a sustentabilidade organizacional com a aposta em modelos de governação e gestão, e a melhoria das infraestruturas através do melhor aproveitamento de fundos europeus para a requalificação das instalações das escolas.

“A aposta na ciência e no ensino superior, pelo seu impacto no desenvolvimento e implementação de soluções conducentes a maior coesão, competitividade e conhecimento, alinhado ao processo de convergência europeia para 2030, deverá ter o apoio de todos. Saibamos, todos, aproveitar a capacidade instalada e unir esforços em torno desse objetivo”, concluiu.

Na celebração do 42.º aniversário do IPCB, António Fernandes deixou ainda uma palavra de apreço a todos os que interna ou externamente dão diariamente o seu melhor, “permitindo que, em conjunto, se possam alcançar os resultados desejados”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!