Por: Diário Digital Castelo Branco
A equipa Fénix é composta maioritariamente por estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI) .
Uma equipa de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) participa, desde esta 3ªfeira passada, dia 11 de Outubro, no EuRoC – European Rocketry Challenge, que se prolonga até dia 18 deste mês, com organização da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space. A competição decorre em Ponte de Sôr e Santarém e junta 500 estudantes nacionais e estrangeiros, que vão apresentar propostas inovadoras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, aplicadas ao sector espacial.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a formação da UBI tem a designação de Fénix Rocket Team e vai concorrer na categoria SRAD-S3, que desafia os participantes a desenvolver o seu próprio motor e propelente, que transportará um veículo até aos três mil metros de altitude. Composta maioritariamente por alunos de Engenharia Aeronáutica, a formação desenvolveu um foguete com cerca de dois metros de altura, movido a combustível sólido, e ambiciona ser a segunda formação portuguesa a lançar e a primeira a recuperar totalmente o seu veículo, feito conseguido na última edição apenas por duas das equipas. A bordo do foguete irá ainda um nano satélite com dimensões 10x10x10 cm (1U CubeSat), desenvolvido totalmente por alunos da Universidade de Coimbra.
“Sendo esta a primeira participação da equipa num evento deste calibre, o objetivo passa por procurar o melhor desempenho possível, tendo ainda muito a aprender com as formações mais experientes e melhor orçamentadas, de forma a continuar a desenvolver o sector espacial em Portugal e, em particular, na Universidade da Beira Interior, dinamizando e trazendo mais projetos para o Spacelab”, de acordo com Jeremy Silva, que integra a equipa Fénix, acrescentando que se pretende mostrar que a UBI se mantém no topo em Portugal no que toca à investigação e desenvolvimento espacial.
O projeto está incorporado numa das áreas temáticas do Spacelab, o primeiro laboratório de investigação espacial da UBI, que se situa na Faculdade de Engenharia. Criado em 2020, visa fortalecer competências na área do Espaço por meio da pesquisa, educação e cultura científica, tendo os seus membros participado já em vários congressos e sido distinguidos com vários prémios.
A participação no EuRoC e noutras atividades deste género garante aos alunos da UBI uma experiência prática “totalmente diferente da que é obtida nas unidades curriculares, assim como o entendimento de como funciona um projeto espacial nas empresas e agências internacionais, bem como os standards necessários à boa implementação de boas práticas nestes projetos”, refere ainda Jeremy Silva, que conclui: “Além disto, ganham ainda competências interpessoais (não só entre os membros da equipa, mas também com entidades externas), bastante valorizadas no mercado de trabalho”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet