Diário Digital Castelo Branco - Politécnico de Castelo Branco: Investigadores publicam artigo científico na revista "Scientific Reports" Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Maria Margarida Ribeiro, docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), publicou, em conjunto com a equipa do Politécnico ligada ao projeto C4 – Centro de Competências em Cloud Computing, um artigo científico “Prediction scenarios of past, present, and future environmental suitability for the Mediterranean species Arbutus unedo L.” na revista Internacional Scientific Reports (grupo Nature), publicação de acesso aberto e com elevado fator de impacto.

• Educação
  • Publicado: 2022-01-20 22:47
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o texto está disponível para consulta em https://doi.org/10.1038/s41598-021-03996-0, e o trabalho contou com o contributo dos investigadores do IPCB Alice Maria Almeida, Paulo Fernandez, Maria Teresa Albuquerque e José Carlos Gonçalves, juntamente com Maria João Martins e Manuel Lameiras Campagnolo, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia e de Saki Gerassis, da Universidade de Vigo.
O artigo insere-se no plano de pós-doutoramento de Alice Maria Almeida, primeira autora do mesmo, e foi realizado no âmbito do projeto C4 Cloud Computing, que tem parceria da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda e cofinanciamento do Programa Portugal 2020 (PT2020), no Quadro Operacional do Programa Centro 2020 e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
As alterações climáticas irão modificar radicalmente as condições do habitat das espécies na região do Mediterrâneo e, por isso, foi estudado o medronheiro, uma espécie muito bem adaptada e com resistência à secura e aos fogos. Foram gerados modelos para a distribuição espacial desta espécie no presente e no futuro, em diferentes cenários climáticos, mais ou menos gravosos, o que permitiu identificar a capacidade desta espécie para se adaptar aos novos contextos climáticos e, por inferência, o que poderá acontecer a outras espécies desta região. Estas projeções permitiram verificar uma tendência para o desaparecimento da espécie no Sul desta região e uma previsível deslocação para Norte. O cenário de desertificação que se avizinha é, por isso, preocupante, em particular na região Sul de Portugal.

PUB