A Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova aprovou uma moção que defende a autonomia e continuidade da Escola Superior de Gestão (ESGIN) na vila e que propõe que o município participe na revisão estatutária do Politécnico de Castelo Branco.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o município de Idanha-a-Nova, refere que a moção foi apresentada pelos deputados municipais do PS e aprovada, por maioria, com os votos favoráveis dos socialistas.
O deputado municipal do PSD absteve-se e os deputados do Movimento Para Todos (Mov.PT) votaram contra.
O documento propõe que a Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova “reitere, sem reservas”, a continuidade da sede e autonomia administrativa, científica e pedagógica da ESGIN em Idanha-a-Nova, e que esta se “solidarize com o município de Idanha-a-Nova para ser chamado a participar no processo de Revisão dos Estatutos do IPCB [Instituto Politécnico de Castelo Branco], conforme indicação expressa do ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior”.
Quer ainda que se questione o presidente do IPCB sobre “a situação atual dos trabalhos da revisão estatutária e saber se aceita a colaboração do município de Idanha-a-Nova nos referidos trabalhos”.
O Governo recusou, em agosto de 2021, a homologação dos novos estatutos do IPCB com base na inexistência de referências ao local de funcionamento da nova unidade, resultante da fusão com a ESGIN.
Recomendou ainda a revisão da proposta dos novos estatutos do IPCB tendo em conta o “papel dos politécnicos no desenvolvimento dos territórios e na coesão territorial, sobretudo em termos de garantir um ‘ensino superior de proximidade’ (…) em estreita colaboração com os principais atores regionais, públicos e privados, em articulação com os municípios da região”.
Segundo a moção, “até à data, a Câmara de Idanha-a-Nova e a presente Assembleia Municipal não têm conhecimento da situação atual da revisão estatutária do IPCB”.
Adianta ainda que nem sequer sabem “se a mesma se encontra em elaboração ou se já foi remetida ao Ministério competente, nem é conhecida, por parte do IPCB, qualquer resposta à disponibilidade manifestada pelo município de Idanha-a-Nova”.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet