Idanha-a-Nova: Iniciativa tansfronteiriça recebida em Idanha-a-Velha durante os dois próximos fins de semana

A aldeia histórica de Idanha-a-Velha recebe nos dias 20 e 21 de Novembro e 27 e 28 do mesmo mês a Edição de Outono da Festa do Mosaico.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-11-16 18:26
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

A Festa do Mosaico CenCyL – um projeto coordenado pela MosaicoLab.Pt - é uma iniciativa desenvolvida no contexto da Comunidade de Trabalho entre a Região Centro de Portugal e a Comunidade de Castela e Leão, em Espanha. 

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a Edição de Outono da Festa do Mosaico propõe uma viagem no tempo e a descoberta de um património cultural, artístico e estético verdadeiramente surpreendente – o universo criativo do Mosaico na época da Romanização. 

Observando um património comum através da visita aos Sítios do Complexo Monumental de Idanha-a-Velha, da Villa Romana de Saelices El Chico (Ciudad Rodrigo; Salamanca) e da Villa Romana de “El Vergel” (San Pedro del Arroyo; Ávila), a Festa do Mosaico transfronteiriça é um convite à participação de todos e à valorização da referida herança cultural, promovendo a “pessoa criativa” no seio das comunidades e entre todos os interessados pelo tema.

Além da participação virtual aberta a todos os interessados, a Edição de Outono da Festa do Mosaico oferece um programa de workshops de Mosaico para todas as idades, de modo gratuito e seguindo processos simples de criar Mosaico, acessíveis a todas as idades.

No final de cada sessão criativa, os participantes ficarão com os seus próprios mosaicos, inspirados em modelos antigos ou criados de acordo com a sua imaginação pessoal.

Os workshops de Mosaico serão orientados por Humberto Figueiredo, da MosaicoLab.pt. 

Saber mais sobre o Património temático referido será possível através dos conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais da Festa do Mosaico, as quais permitirão, ainda, a criação de mosaicos digitais durante o período da Festa do Mosaico CenCyL, no contexto da participação aberta a todos de modo online.

O público interessado poderá obter mais informação sobre a Festa do Mosaico CenCyL no site https://festadomosaico.pt.

PUB

PUB

PUB

PUB