Diário Digital Castelo Branco - Atores de "House of the Dragon" já estão em Portugal num hotel em Monfortinho Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Atores de "House of the Dragon" já estão em Portugal num hotel em Monfortinho

Arrancaram na passada segunda-feira, dia 25 de Outubro, as filmagens da nova série do universo 'A Guerra dos Tronos' em Portugal, mais precisamente, no castelo de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova. .

  • Cultura
  • Publicado: 2021-10-28 13:26
  • Por: Ivo Vladimiro

A prequela, que se passa duzentos anos antes dos acontecimentos da série original, da HBO, chama-se 'House of the Dragon' e o castelo de Monsanto está a ser o local de Filmagem desta nova série como o Diário Digital tem adiantando nas suas notícias.
Estivemos em Monsanto onde pudemos testemunhar o corropio da equipa técnica, devido a complexidades do terreno e de todo o material que é necessário para as gravações.

O campo de futebol que serve de "mini base" para facilitar a agrupação dos recursos necessários – e este processo foi também conseguido com um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e com a ajuda de paraquedistas, existem ainda vários espaços para reuniões técnicas e um Catering já preparado para receber as pessoas ao longo das gravações. Tratores estão a ser utilizados para conseguir a deslocação de materiais para dentro do castelo de Monsanto cujas estreitas entradas dificultam a tarefa, são vezes sem conta que esses tratores percorrem as mesmas ruas estreitas que vão desde o parque dos canhões (local onde as carinhas de material fazem a trasfega para os tratores) até ao cimo do castelo.

A expectativa dos moradores e comerciantes é de que o turismo aumenta na zona está já a crescer. Uma empresária afirmou que já está a apressar as obras de ampliação dos quartos que detém no local. Nos cafés da aldeia os preços subiram para o dobro e, no comércio local, as merciarias são ponto de paragem de muitos elementos da equipa técnica que já está na aldeia há vários dias. Não é, sequer, uma esperança infundada no que diz respeito ao aumento do turismo. A imprensa internacional denominou de "efeito 'Guerra dos Tronos'" o fenômeno que ocorreu nas localidades onde foi gravada a série.  Na Islândia (de 500 mil turistas para 2,2 milhões, na mesma janela temporal), na Irlanda do Norte (de acordo com o 'Guardian', o benefício financeiro que adveio da atividade turística após as primeiras quatro temporadas ultrapassou os 80 milhões de libras, perto de 95 milhões de euros).
Os atores que vão participar em “House of the Dragon”, a prequela de “A Guerra dos Tronos”, estão prestes a chegar a Portugal e o elenco vai ficar hospedado no Hotel Fonte Santa, nas Termas de Monfortinho.

A equipa técnica está instalada no Alambique de Ouro, no Fundão e esta unidade hoteleira está totalmente ocupada pelos profissionais já há vários dias.

PUB

PUB

PUB

PUB