Diário Digital Castelo Branco - Oleiros: Governo inaugurou requalificação de quartel dos Bombeiros Voluntários Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Oleiros: Governo inaugurou requalificação de quartel dos Bombeiros Voluntários

Foi inaugurada no passado sábado, dia 5 de Junho, a obra de ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiro, pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge. 

  • Região
  • Publicado: 2021-06-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco
Estiveram ainda presentes o Brigadeiro General Duarte da Costa, por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; o Dr. José Guedes, em representação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos; José Regueijo, pela Liga dos Bombeiros e os 1 º e 2.º CODIS, para além dos corpos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, do seu Comandante e restante corpo ativo e não ativo.

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o investimento, superior a um milhão de euros, foi cofinanciado em 733 mil euros pelo (POSEUR). As obras tiveram início em 2017 e neste percurso a AHBVO recolheu vários apoios. Para além do forte incentivo da autarquia, populares e empresários puderam também adquirir azulejos simbolicamente de um mural e apadrinhar novas salas que servirão os cerca de 100 "soldados da paz" no ativo. Destes, 26 são profissionais que integram os quadros da coletividade e recentemente foi atribuída à Associação uma nova equipa de intervenção permanente (também esta com cinco elementos).

De recordar que a intervenção permitiu a requalificação do edifício existente e da zona envolvente, a construção de um novo edifício para instalação de camaratas para homens e mulheres, para além de novos balneários e sanitários e de uma zona para cacifos individuais, assim como a instalação de uma área afeta às novas garagens, com saída direta das viaturas para a via pública. Desta forma satisfazem-se necessidades evidentes do ponto de vista operacional e funcional.

Ao nível do edifício anteriormente existente, o salão nobre foi reconvertido em três salas de formação, assim como toda a área operacional afeta às garagens, central de comunicações, gabinetes e secretaria. Também a sala de direção e um espaço que servirá de futuro museu dos Bombeiros (com capacidade para acolher viaturas antigas e outro equipamento) foram melhorados, bem como as instalações sanitárias, os edifícios existentes junto da parada e a casa escola.

Albino Coelho Caldeira, presidente da direção da AHBVO, sublinhou que “estas obras são uma mais-valia para toda a comunidade oleirense e não só” e que “a ampliação fazia sentido há bastante tempo, vindo melhorar as condições para os nossos homens e diminuir o tempo de chegada à população”.  Referindo-se ainda à melhoria na resposta, destacou o apoio da autarquia na aquisição de mais quatro veículos durante os últimos anos”.

Segundo Fernando Jorge, "passámos a ter um quartel amplo e eficiente, em que os carros podem sair sem constrangimentos. Para além da melhoria das condições de habitabilidade, é permitida uma resposta mais célere às solicitações". O autarca referiu ainda que "o município está sempre disponível para apoiar todas as associações e em especial a AHBVO, a associação mais acarinhada do concelho. As várias direções que passaram por esta coletividade, sempre tiveram no Município um parceiro indiscutível, à semelhança do que sempre ocorreu entre as duas instituições, servindo o interesse público".

PUB

PUB

PUB

PUB