A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, instalou um laboratório de diagnóstico da covid-19 no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, que terá uma capacidade inicial de 50 testes diários.
Em nota de imprensa, aquela universidade com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, especifica que o laboratório foi instalado através do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) e que vai entrar em funcionamento nos "próximos dias".
"Este laboratório, montado com o equipamento de biologia molecular do CICS-UBI e com outros equipamentos da Faculdade de Ciências da Saúde, irá aumentar o potencial da região para o diagnóstico".
A UBI explica que o laboratório que fica localizado nas instalações do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira e que irá funcionar com uma equipa de voluntários recrutados para o efeito, de entre alunos e investigadores do centro, conta ainda com a empresa Labfit e com a Câmara Municipal da Covilhã.
"Numa fase inicial, prevê-se que sejam feitos cerca de 50 testes por dia, mas há potencial para vir a aumentar este número", é referido na informação.
A produção de álcool gel e a distribuição de equipamentos de proteção individual a diversos organismos regionais são outras das ações que o CICS-UBI tem levado a cabo ao nível da estratégia global de resposta e combate à pandemia.
A informação também acrescenta que os investigadores deste centro já apresentaram "vários projetos de investigação ao fundo de apoio RESEARCH 4 COVID-19, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.
"As propostas apresentadas visam o desenvolvimento de métodos de diagnóstico rápidos e eficazes, assim como a formulação de produtos de uso pessoal que possam atuar minimizando o risco de contágio", detalha.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet