Idanha-a-Nova: Associação de Penha Garcia homenageia Mulheres de hoje e Mulheres de ontem

No ano em que se está a comemorar o centenário da “Fonte Velha”, que faz parte do património de Penha Garcia e hoje integra os seus principais “ex-libris”, pelo papel primordial que desempenhou no abastecimento de água aos moradores desta terra, a Associação do Património Cultural e Natural de Penha Garcia faz uma homenagem no Dia Internacional da Mulher.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-03-05 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a Associação decidiu promover uma homenagem às mulheres que durante anos se deslocaram a esta Fonte, ao longo de um caminho, por vezes difícil de percorrer, a que a mesma deu nome de “o Caminho da Fonte”, para recolherem a água necessária para consumo das suas famílias.

Por ser o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, pelas 15 horas, irá ser colocado junto à Fonte Velha um Asado com uma placa evocativa da homenagem que será prestada às mulheres de ontem pelas mulheres hoje.

O Asado, colocado sobre o poiso, na entrada ou na cozinha, estava sempre presente e era ele que continha a água para beber.

O Asado simboliza, aqui, o papel importante do trabalho da dona de casa desses tempos para o bem-estar da sua família.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB