Milhares de pessoas saíram para a Rotunda da Europa, para a Avenida General Humberto Delgado e para o Largo da Devesa juntando-se, assim, a todos os grupos que quiseram participar no Carnaval.
O desfile contou com a presença de várias freguesias e associações do Concelho, estimando-se a participação de cerca de 1000 foliões.Com a apresentação do comunicador nato José Figueiras, a energia não faltou durante todo o percurso do desfile. O centro da cidade foi o grande palco da ação que abriu as festividades, no início da tarde, com duas performances de dança executadas pela Clinibeira e pelo ZakiGym.
Trazendo muita animação às ruas da cidade, o Carnaval 2020 trouxe também
algumas novidades que contribuíram para um maior envolvimento do público que
pôde, inclusivamente, votar na eleição do “Melhor Grupo”. A eleição para esta
categoria teve uma ponderação de 40% dos votos do público e 60% dos votos do júri, sendo que os grandes vencedores foi a Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Bairro do Cansado (na foto), no primeiro lugar, a Freguesia do Salgueiro do Campo, no segundo lugar e a Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes – Os Chibatas, no terceiro lugar.
Composto por cinco elementos com os sentidos bem apurados, o júri do Desfile de Carnaval albicastrense foi integrado por Alexandra Cruchinho, docente de moda da ESART-IPCB, Daniela Soares, Miss Castelo Branco, Patrícia Lourenço, professora de dança contemporânea e ballet, Raquel Maria, fadista e, por fim, a presidente do júri Paula Teixeira, do Centro de Interpretação Ambiental.
O Presidente da Câmara, Luís Correia, afirma, em nota de imprensa, que o Carnaval é um evento “com caráter único no nosso Concelho, onde a nossa tradição sai valorizada, para além do convívio que esta celebração promove, representando ainda um desafio à criatividade das várias freguesias, associações e grupos que brindam todos os albicastrenses com o seu
dinamismo e imaginação”.