2M€ disponíveis no “Desporto para Todos”

As candidaturas à edição de 2019 do “Programa Nacional de Desporto para Todos” (PNDT) já estão abertas até 15 de março.

  • Desporto
  • Publicado: 2019-02-18 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

As candidaturas à edição de 2019 do “Programa Nacional de Desporto para Todos” (PNDT) já estão abertas até 15 de março.

Segundo o comunicado a que o DDCB teve acesso, esta linha de financiamento disponibiliza este ano 2 milhões de euros para apoiar projetos que visem promover a generalização da prática da atividade física e desporto, particularmente junto de públicos e segmentos que ainda conhecem barreiras no acesso ao desporto.

Programas de desenvolvimento desportivo que apoiem a atividade regular das entidades, eventos desportivos, estudos e publicações são alguns tipos de projetos que podem ser apoiados pelo PNDT.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto sublinha a importância do Programa: “o que interessa verdadeiramente é que o projeto concorra, direta ou indiretamente, para que mais pessoas efetivem o seu direito ao Desporto, consagrado no artigo 79.º da Constituição. Temos um movimento associativo cada vez mais robusto, capaz de procurar novas metodologias e parceiros que ajudem a população em Portugal a viver melhor. Os clubes podem e devem trabalhar com outras associações que estão no terreno e conhecem bem os públicos a quem ainda pouco chega o Desporto. Igualmente importante é aproveitar o conhecimento que é produzido, a investigação deve abrir-se à ação e devemos agir com base em dados concretos, que muitas vezes ajudam a direcionar os nossos esforços e energia. Por exemplo, não basta querer magicamente que mais mulheres pratiquem desporto, é preciso conhecer os mecanismos sociais que fazem permanecer esta barreira e como combatê-los.”

Além da linha de financiamento, o PNDT conhecerá, em 2019, um modelo de reconhecimento das boas práticas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, com a organização de um Fórum Nacional do Desporto para Todos e sessões regionais de apresentação dos projetos que se distingam no ano em curso.

Todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Castelo Branco ou consultar o Portal da Juventude em: http://www.juventude.gov.pt

PUB

PUB

PUB

PUB