Por: Diário Digital Castelo Branco
A Universidade Sénior de Proença-a-Nova (USPN) vai promover, ao longo do ano, um ciclo de workshops abertos a todos os alunos e professores, subordinadas às áreas da psicologia, saúde e bem-estar, artesanato criativo, forma de arte Mehndi, entre outras, e que serão realizadas na Casa das Associações, em Proença-a-Nova.
A Universidade Sénior de Proença-a-Nova (USPN) vai promover, ao longo do ano, um ciclo de workshops abertos a todos os alunos e professores, subordinadas às áreas da psicologia, saúde e bem-estar, artesanato criativo, forma de arte Mehndi, entre outras, e que serão realizadas na Casa das Associações, em Proença-a-Nova. A primeira oficina está marcada para o dia 4 de fevereiro, pelas 10h30, e será sobre técnicas de relaxamento e respiração, com o instrutor François Gonçalves.
Esta é mais uma nova iniciativa que se junta à vasta oferta da Universidade Sénior que, para além da vertente formativa, promove convívios intergeracionais, comemoração de dias festivos e visitas de estudo: neste ano letivo, os alunos já visitaram os estúdios de televisão e rádio da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre e o Exploratório Centro Ciência Viva, em Coimbra.
Os alunos e professores iniciaram o ano de 2019 com uma peça de teatro, no dia 4 de janeiro no Auditório Municipal, de comemoração do Dia de Reis, destinada às crianças do pré-escolar e aos alunos do primeiro ciclo de Proença-a-Nova, num momento “de grande alegria e sentimento de missão cumprida de todos juntos - professores e alunos -, participativos, comunicativos uns com os outros em mostrar o nosso trabalho à população e sobretudo aproximar a USPN às crianças”, afirmou Maria da Assunção Costa, aluna e professora. Também este mês, os alunos da disciplina de Química na Cozinha puseram os conhecimentos teóricos em prática, ao fazerem manteiga de azeite e de limão, utilizando todas as técnicas de mistura e de temperatura aprendidas nas aulas.
A Universidade Sénior é uma iniciativa criada pelo Gabinete de Ação Social do Município de Proença-a-Nova, e que integra o projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, com o objetivo de dinamizar atividades sociais, educacionais e culturais em ambiente informal, promovendo o convívio entre pessoas com idade superior a 50 anos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet