Por: Diario Digital Castelo Branco
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) aprovou por unanimidade o plano de atividades e orçamento da instituição para 2018. Os documentos foram votados na assembleia-geral realizada no dia 30 de novembro.
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) aprovou por unanimidade o plano de atividades e orçamento da instituição para 2018. Os documentos foram votados na assembleia-geral realizada no dia 30 de novembro.
Entre os projetos de maior relevância para o próximo estão as obras de requalificação do lar da Misericórdia e do edifício do Hospital. Num caso e noutro as intervenções dependem da aprovação de candidaturas ao Banco Europeu de Investimento (BEI) e ao fundo de investimento financeiro para a reabilitação urbana (IFRRU), anunciou o provedor da Instituição, Jorge Gaspar.
“Além das candidaturas no âmbito do 2020 às quais iremos candidatar-nos, estamos atentos a dois outros instrumentos financeiros, que, não sendo subvenções, são mecanismos de financiamento em condições vantajosas, que estão a ser trabalhados, um deles através do IFRRU e um outro de uma linha financeira direta do BEI, que está a ser negociada pela União das Misericórdias”, explicou Jorge Gaspar.
O provedor da SCMF explicou ainda que os projetos de maior envergadura, cujo investimento não está contemplado no orçamento de exploração previsional para 2018, serão objeto de orçamento retificativo, se tal se justificar, oportunamente elaborado e apresentado à Assembleia Geral.
No capítulo dos investimentos, a SCMF propõe-se ainda avançar com a requalificação exterior do espaço envolvente ao Centro Comunitário Minas da Panasqueira, bem como com alguns projetos agrícolas, no âmbito de candidaturas que a Mesa Administrativa considere vantajosas para a Instituição.
Igualmente importante é a consolidação do serviço de apoio domiciliário, através do alargamento de serviços e visitas domiciliárias, bem como a consolidação e melhoria da prestação de cuidados de saúde em todas as Estruturas Residenciais para Idosos.
Através da reorganização e reforço das equipas de saúde a SCMF já assegura cuidados médicos e de enfermagem nas cinco ERPI da instituição.
O orçamento corrente da SCMF para o exercício de 2018 é superior a seis milhões e cem mil euros, valor a que acrescerão os investimentos, que superarão os dois milhões de euros.
O Provedor da SCMF informou a Irmandade que a dívida da Instituição a fornecedores foi recentemente reduzida em cerca de 550 mil euros, o que constitui motivo de grande satisfação.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet