Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 16 de janeiro de 2026

Covilhã quer regresso da Prova Nacional de Acesso à formação em medicina à UBI

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, na quinta-feira, uma moção onde reivindica o regresso à Universidade da Beira Interior (UBI) da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada em Medicina, avançou hoje a autarquia.

O executivo covilhanense quer que esta prova de ingresso volte a ser feita na Faculdade de Medicina da UBI, tal como acontecia antes da pandemia do Covid-19, evitando assim que os estudantes tenham de deslocar-se a outras localidades, como Lisboa ou Porto, o que aumenta os custos a suportar por estes jovens.  

A moção, que vai ser enviada ao Governo e restantes entidades oficiais, foi apresentada pelo presidente do município, Hélio Fazendeiro, invocando o “respeito pelos princípios de equidade, igualdade de oportunidades, justiça social e coesão territorial”.

Hélio Fazendeiro refere ainda “ao papel estratégico do Interior na formação de profissionais de saúde”, no distrito de Castelo Branco, concretamente na Faculdade de Medicina da UBI, sediada na Covilhã.

“É de inteira justiça voltar a ter este exame oficial, porque existem aqui, desde logo, condições académicas, logísticas e infraestruturais adequadas” para tal, sustenta.

A moção traduz o desagrado contra a centralização da formação, destacando o impacto que tem, configurando “mais uma desigualdade estrutural associada à interioridade e um risco de desvalorização do ensino médico fora dos grandes centros urbanos, nomeadamente na UBI”.

Entre os argumentos apresentados, aponta ainda a necessidade de garantir que “a localização geográfica não constitua um fator de penalização no acesso à formação médica especializada” e que, pelo contrário, “a promoção da coesão territorial e a fixação de jovens qualificados em todo o território nacional dependem de políticas públicas que garantam igualdade de condições independentemente da localização geográfica”

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!