Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 28 de novembro de 2017

Castelo Branco: Luís Correia abriu a porta à nova sede do Cancioneiro

Por: Cristina Valente

A Associação Cultural e Recreativa Grupo Típico "O Cancioneiro de Castelo Branco" tem novas instalações. Agora com maiores e mais funcionais instalações, o Cancioneiro pode colocar à vista muito do espólio que estava guardado.

A Associação Cultural e Recreativa Grupo Típico "O Cancioneiro de Castelo Branco" tem novas instalações.

Agora com maiores e mais funcionais instalações, o Cancioneiro pode colocar à vista muito do espólio que estava guardado.

A porta da nova associação foi aberta por Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, que apoiou a coletividade  nesta mudança de instalações.

Adelino Carrilho, Presidente da Associação, não escondeu a sua satisfação pela qualidade das instalações, que agora para além do grupo ter um "bela sala de ensaios" tem também a possibilidade de ter o museu com o espolio que foi recolhendo, não só de trajes, mas também de alfaias agrícolas e não só. Por exemplo no museu é possível ver uma típica casa Beirã, com as várias divisões decoradas como antigamente.

"Continuarei a lutar para que esta associação, leve longe e com dignidade o nome de Castelo Branco...fazemos um trabalho muito sério, porque o folclore é algo muito sério, pois é o nosso passado, o nosso passado imaterial que temos que salva guardar" afirmou Adelino Carrilho.

Luís Correia, afirmou na ocasião, que a nova sede é o reconhecimento do trabalho do Cancioneiro ao longo dos seus 13 anos, não só de recolha e preservação da nossa cultura, mas também pela sua divulgação de norte a sul do país e no estrangeiro.

"Com 13 horas a associação tem uma nova sede e um trabalho de grande reconhecimento. Aqui podemos ver o percurso do Cancioneiro ao longo dos anos com as várias ofertas dos locais por onde passou. Depois tem um grande trabalho de recolha, que se pode ver no museu desta associação" afirmou Luís Correia, na inauguração da sede, um espaço que era há muito ansiado pela Associação.

Na inauguração e comemoração dos 13 anos estiveram presentes também o Presidente da Junta de Freguesia, Leopoldo Rodrigues, o Presidente do Desportivo com quem o cancioneiro ter fortes laços de colaboração.

Adelino Carrilho homenageou ainda Jorge Neves, ex-presidente da Junta de Freguesia, Arnaldo Brás, ex-vereador da autarquia e José Manuel Galvão, ex-presidente da Junta de Malpica do Tejo, onde o grupo faz muitas recolhas.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!