Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O distrito de Castelo Branco continua a ser um bastião do Partido Socialista (PS), que nas eleições autárquicas de domingo voltou a vencer em sete dos 11 municípios, mantendo o panorama eleitoral verificado em 2013.
O distrito de Castelo Branco continua a ser um bastião do Partido Socialista (PS), que nas eleições autárquicas de domingo voltou a vencer em sete dos 11 municípios, mantendo o panorama eleitoral verificado em 2013.
O PS foi o vencedor destas eleições autárquicas no distrito de Castelo Branco, onde conseguiu manter sete dos 11 municípios, sendo que o PSD manteve também os quatro municípios que já havia conquistado em 2013.
Na capital de distrito, Castelo Branco, Luís Correia (PS) foi eleito para um segundo mandato com uma ligeira descida em termos percentuais (58,75%) relativamente a 2013 (61,87%), tendo conquistado cinco dos sete mandatos no executivo camarário.
Contudo, nestas eleições, a câmara de Castelo Branco perdeu dois mandatos relativamente a 2013, passando de um total de nove para os atuais sete. Neste âmbito, o PSD conseguiu manter os dois mandatos que já havia conquistado anteriormente, sendo que o PS ficou com menos dois.
Nos quatro municípios conquistados pelos social-democratas (Fundão, Oleiros, Sertã e Vila de Rei), não houve alterações significativas.
Já na Covilhã, município que o PS reconquistou em 2013, os socialistas saem reforçados nestas eleições, onde conseguiram aumentar o número de mandatos de três para cinco.
O ex-presidente daquela autarquia eleito pelo PSD, Carlos Pinto, avançou com uma lista independente, tendo conquistado um mandato, tal como o CDS-PP, que agora conseguiu conquistar também um vereador.
PSD e CDU perderam o vereador que cada um deles tinha.
Em Penamacor, o PS também reforçou o número de mandatos, passando dos três conquistados em 2013 para quatro. O quinto vereador foi para o independente e ex-autarca Domingos Torrão.
Em Belmonte, apesar da vitória socialista, o PSD conseguiu mais um vereador face a 2013, passando de um para dois, sendo que o PS perdeu um.
No município de Vila de Rei, o PSD que já governava o concelho, conseguiu reforçar em mais um mandato e assou de três para quatro vereadores, ficando os socialistas reduzidos a um.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet