Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, que o investimento na educação e na formação é estratégico e que só existe porque o país foi capaz de formar quadros.
primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, que o investimento na educação e na formação é estratégico e que só existe porque o país foi capaz de formar quadros.
"A história da Outsystems é um excelente exemplo de duas coisas estratégicas para o país: O investimento na formação e na educação. E isto só existe porque o país foi capaz de formar estes quadros", afirmou António Costa durante a inauguração das novas instalações desta empresa portuguesa de ‘software’ que se instalou em 2009, em Proença-a-Nova.
O governante sublinhou ainda que o exemplo da Outsystems demonstra que o investimento na qualificação que o país fez se pode desenvolver e mostra também que as 'startups' não têm que começar e acabar numa garagem: "Podem crescer e tornar-se maduras".
"Hoje temos uma massa de jovens a sonhar para desenvolver projetos", disse.
O primeiro-ministro salientou que na nova era da economia digital à distância deixou de ser um problema, recordando que estar em Proença-a-Nova ou em outra parte do mundo é irrelevante, com a diferença de que nestes territórios [como Proença-a-Nova] há qualidade de vida que dificilmente se encontra nos grandes centros urbanos.
"Temos um enorme potencial de desenvolvimento. Este exemplo pode deixar de ser um caso raro", sustentou.
A Outsystems tem atualmente mais de 700 clientes sendo que mais de 600 se encontram espalhados por 43 países do mundo e têm crescido a uma média de 50% ao ano.
O polo da empresa foi criado em Proença-a-Nova em 2009 e arrancou com apenas sete colaboradores.
Este ano, a empresa mudou para novas instalações e espera chegar aos 100 colaboradores já em 2018.
Já Rui Sousa, da Outsystems, sublinhou que a empresa começou a equacionar a sua instalação fora dos grandes centros urbanos, tendo optado por Proença-a-Nova, onde atualmente tem um polo de referência para todos os clientes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet